Papa Bento XVI morre aos 95 anos

Papa emérito Bento XVI morreu aos 95 anos. Estava afastado da vida pública desde que abdicou do cargo em fevereiro de 2013.

31 Dez 2022 | 10:48
Papa Bento XVI
-A +A

O papa emérito Bento XVI morreu neste sábado, 31 de dezembro, aos 95 anos, anunciou o Vaticano. O antecessor do Papa Francisco estava em “graves condições” de saúde. O Vaticano já tinha confirmado na quarta-feira de manhã que a saúde de Bento XVI tinha piorado “nas últimas horas”. Na sua audiência semanal, o Papa Francisco pediu uma oração especial pelo seu antecessor.

Bento XVI, cujo nome original é Joseph Ratzinger, foi Papa entre 2005 e 2013, quando abdicou e passou a ser emérito da diocese de Roma. O antecessor de Francisco foi o primeiro Papa a renunciar em 600 anos, depois de Gregório XII em 1415. Vivia há dez anos no mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Na sua decisão, Bento XVI citou o declínio da sua saúde física e mental, que terá piorado em 2020, devido a uma infeção por herpes zoster no rosto.

O desejo de Ratzinger

De acordo com o seu biógrafo, Peter Seewald, que visitou o Papa emérito em agosto de 2020 para lhe entregar a sua biografia, Ratzinger estava racional e mantinha a sua memória, mas a voz já estava praticamente impercetível. O testamento de Bento XVI já está escrito e será tornado público após sua morte, acrescentou. Ratzinger expressou o desejo de descansar no antigo túmulo do seu antecessor, o Papa João Paulo II, na cripta de São Pedro. João Paulo II está sepultado na Capela de São Sebastião, contígua à que alberga a escultura La Pietà (A Piedade), de Miguel Ângelo.

Leia ainda: Bento XVI: Papa emérito está “muito doente”. Papa Francisco pede “oração especial”

Texto: Tomás Cascão; Foto: Lusa
PUB