Papel Principal: Amante desesperado no adeus a Irene

Marcelo pede a Júlio para que o velório de Irene seja no teatro e este cede. Durante a cerimónia, o guionista começa a chorar e atira-se para cima do caixão, para choque de Aurora e do pai.

26 Ago 2024 | 8:00
-A +A

Em Papel Principal, da SIC, na casa de Daniela (Melânia Gomes), o ambiente está bastante pesado. Marcelo (Joaquim Monchique), no sofá, vai limpando as lágrimas a um lenço. Júlio (António Fonseca) tenta aguentar-se, por causa de Aurora (Carolina Carvalho). Esta lamenta as guerras com a mãe e arrepende-se pois nem sequer se conseguiu despedir. Marcelo pede a Júlio para que o funeral seja no teatro e ele acede.

Na sala de ensaios, vemos o caixão aberto, com Irene lá dentro. Marcelo é dramático e chora copiosamente ao destapar Irene (Mafalda Vilhena). Inês (Isabel Valadeiro) ri-se dos nervos e Aurora fulmina-a com o olhar. Marcelo tenta enfiar-se dentro do caixão e Júlio é obrigado a dar-lhe duas chapadas para que o amigo volte à realidade. Marcelo quebra num choro, enquanto Aurora, Júlio e Daniela o amparam.

Decorre o velório de Irene. Aurora diz algumas palavras. Diego (Igor Regalla) e Inês beliscam-se para controlar o riso com a postura de Marcelo. Júlio beija Irene na testa e, sem reparar, deixa cair peruca em cima da cara dela. O agente funerário também não repara e fecha o caixão. Todos ficam constrangidos com o aspeto de Júlio. Nisto, Fábio Carlos (Francisco Almeida) aparece e apresenta-se como filho de Marcelo. Choque geral. Fábio Carlos chora, o guionista, muito perturbado, tenta desviar o assunto e fala da peruca de Júlio. Aurora tenta confortar o rapaz, que continua a contar a sua história dizendo que a sua mãe era camareira e só soube que o pai não tinha morrido porque a mãe decidiu confessar a verdade, antes de morrer. Fábio abre os braços para dar um abraço a Marcelo, que aceita e finge estar comovido.

Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt)
Fotos: Divulgação SIC
PUB