Para Sempre: Ruca entrega-se à polícia

Em Para Sempre, após Lourenço ser preso e percebendo que estava em maus lençóis, Ruca entrega-se às autoridades. Antes de ir para a prisão, confessa tudo à irmã, que fica desiludida.

17 Jul 2023 | 8:15
-A +A

Em Para Sempre, da TVI, no café, Elias (António Capelo), Anabela (Susana Mendes), Tozé (Paulo Pires) e Maria das Dores (Patrícia Tavares) veem Zé Egídio (António Mortágua) chegar com Ruca (Ricardo Sá) algemado e ficam estupefactos. “Ruca! Meu irmão, o que é que tu fizeste?”, pergunta Anabela.

Ao que o agente revela: “O Ruca entregou-se, mas pediu-me para vir aqui falar consigo e eu, por especial favor, acedi, só por ser quem é.” Preocupado, Elias pergunta-lhe o que ele fez e Ruca confessa: “Eu fui cúmplice de um assassino.” De seguida, olha para a irmã e explica: “Primeiro, gozavam comigo por causa da minha fé. E depois do acidente, começaram a olhar para mim com pena.” Todos se entreolham.

Com a voz embargada, a irmã pergunta-lhe: “Foi por isso que te meteste com o bando do Vespa?” Ruca continua: “Mas depois as pessoas já não olhavam para mim com pena. Passaram a ter medo. Eu ajudei um assassino… O Dr. Lourenço. Ele é o assassino!”

O choque é geral. “Eu percebi que o Dr. Lourenço tinha alguma coisa a ver com a morte do Telmo quando ele mandou assaltar a casa do padre Elias. O Dr. Lourenço pagou-me para eu ficar calado.” Desesperada, Anabela implora: “Sargento, se o meu irmão fez alguma coisa, foi de certeza ameaçado…”. No entanto, Ruca assume: “Ninguém me ameaçou. Eu fiz tudo porque quis.”

Em lágrimas, a irmã diz-lhe: “Eu não te perdoo, Rui Carlos. Eu nunca mais te perdoo! Malvado, maldito! Sai da minha frente.” Por fim, Zé Egídio conduz Ruca para a saída.

 

Para Sempre: Lourenço ameaça Bento

 

Pedro conta ao inspetor que Lourenço matou Telmo e Antónia encobriu-o levando o corpo para a Cachena, mas não tem provas. Elias denuncia também que Vespa o atacou e tentou sequestrá-lo.

O inspetor fica irritado porque só agora é que lhe estão a dar as informações e sai. Entretanto, Lourenço vem ter com Bento e garante que se vai internar em Barcelona e espera que Clara vá consigo. Bento confronta-o para confessar que matou Telmo e tentou incriminá-lo.

Lourenço sente-se encurralado e diz que não conhecia Telmo. Bento não quer mais conversar e quer ir à Polícia para ele se entregar. Lourenço aponta-lhe uma pistola e diz que não vai a lado nenhum.

Horas mais tarde, o médico chega a casa e diz à mulher que tem uma novidade, revelando que se vai internar numa clínica em Barcelona e partem amanhã. Clara não estava à espera de ir, mas ele insiste que precisa do apoio dela.

Enquanto isto, numa cave, Ruca traz comida a Bento, que o tenta avisar que Lourenço vai ser apanhado e quem estiver com ele também.

 

Leia ainda: Para Sempre! Clara pressiona Lourenço: Tens que ser internado

 

Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt); Fotos: Divulgação TVI
PUB