Páscoa felpuda: os mais famosos coelhos da TV e do cinema!

O coelho da Páscoa é, na tradição secular, o maior símbolo desta época festiva. Em honra desses animais felpudos, homenageamos os coelhos (e coelhas) mais famosos da TV e do cinema.

10 Abr 2020 | 15:50
-A +A

Coelhos. Felpudos, rápidos, ágeis e exímios na arte da reprodução. Mas o que é que este mamífero tem a ver com a Páscoa, dia em que se celebra, na tradição religiosa, a ressurreição de Cristo. Há várias teorias, as mais antigas que remontam ao século XII. Acredita-se que os coelhos estariam associadas a Ostera, deusa da fertilidade, amor e do renascimento nas mitologias anglo-saxã, nórdica e germânica.

Na primavera, lebres e ovos coloridos eram os símbolos da fertilidade e renovação a ela associados. A celebração da Primavera pagã acabou por ser absorvida pelos costumes cristãos. Muitos rituais foram eliminados mas ficaram alguns símbolos.

Da literatura ao cinema, passando pelas séries e até pela publicidade, os coelhos sempre povoaram o nosso imaginário infantil. Simpáticos e astutos, com uma certa aura de traquinice, as personagens criadas, ao longo de vários séculos, para estes animais ficam para sempre na cultura popular.

Em jeito de celebração pascal, fazemos um top 10 dos coelhos mais célebres da TV e do cinema.

Roger Rabbit (Quem Tramou Roger Rabbit?)

A personagem Roger Rabbit apareceu pela primeira vez num livro de 1981, de Gary K. Wolf,  Who Censored Roger Rabbit?. Em 1988, Robert Zemeckis realiza aquele que é um dos mais icónicos filmes onde desenhos animados convivem com atores de carne e osso.

Passado na década de 40, na Idade do Ouro de Hollywood, o filme conta a história de Roger, um desenho animado acusado de matar um empresário. O coelho contrata o detetive privado Eddie Valiant para o ilibar e por a nu uma rede de criminosos na Toontown.

 

Bugs Bunny

O mais famosos coelho e símbolo da Warner Bros. surgiu pela primeira vez no grande ecrã em 1938. Conhecido pela sua frase ‘”What’s up, Doc?’, Bugs Bunny ganhou popularidade durante a II Guerra Mundial, devido à tua atitude livre e atrevida. O coelho e a sua inseparável cenoura percorram décadas, deram origem a inúmeros filmes e séries.

Coelho Branco (Alice no País das Maravilhas)

O Coelho Branco é uma personagem do livro de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas, lançado em 1865. Aparece mesmo no início do livro, avisando que está atrasado. Alice segue-o através da sua toca e vai parar ao País das Maravilhas. A personagem surge na adaptação da Disney, de 1951, com um visual menos ameaçador do que nas ilustrações originais de Lewis Carrol.

Tambor (Bambi)

Personagem do filme animado da Disney Bambi, lançado originalmente em 1952. Tambor é o melhor amigo de Bambi e acompanha-o ao longo de todas as suas aventuras. A sua personalidade vivaça e aspecto físico foram baseadoa na personagem Benjamin Bunny, de Beatrix Potter.

 

Peter Rabbit

Personagem fictícia criada por Beatrix Potter. Surge pela primeira vez em 1902, no livro The Tale of Peter Rabbitt. Em 2018, o coelho chega ao grande ecrã, com a voz do apresentador britânico James Corden. A sequela, Peter Rabbit: Coelho à Solta, deveria chegar às salas de cinema este ano, mas a estreia foi adiada devido à pandemia do novo coronavírus

Skippy Rabbit (Robin Hood)

Skippy surge pela primeira vez no filme animado da Disney de 1978, Robin Hood. O coelho, que vive com a sua famíla a idolatra Robin, é fulcral no romance desta história. É ele que, acidentalmente, atira uma flecha para a janela de Lady Marian, fazendo com que esta descubra que conhece o célebre ladrão dos ricos desde a infância.

 

Abel (Winie the Pooh)

Este animado coelho é um dos melhores amigos do ursinho Winie The Pooh e surge pela primeira vez no livro homónimo, de A. A. Milne, lançado em 1926.  Abel gosta muito de jardinagem e, quando não sai em aventuras com Winie Tigre, Efalante, Rú, Piglet, prefere a paz da floresta e da sua plantação de cenouras.

Por ser o mais velho (depois da Coruja), também é um dos mais resmungões, mas os seus anos de vida a mais são repletos de experiência, e isso acaba por o tornar o conselheiro do grupo.

 

Judy Hopps (Zootrópolis)

Judy é a primeira coelha a entrar para a polícia de Zootropólis. Protagonista do filme de 2016, da Disney, Judy Hopps une-se a Nick Wilde, uma raposa que vive a vida de pequenos biscates e furtos. Juntos formam uma dupla improvável, que vai ajudar a desvendar um mistério que pode salvar Zootrópolis.

 

Quickie (Nesquick)

O coelho do chocolate em pó Nesquick não nasceu num mundo achocolatado mas sim… de morango. A mascote da marca da Nestlé surge pela primeira vez nos anos 60, num pacote de pó com sabor a morango. Mais tarde, em 1973, já em versão desenho animado, o coelho Quickie surge pela primeira vez num anúncio da marca.

Coelho da Duracell

O famoso coelho das pilhas alcalinas Duracell apareceu pela primeira vez num anúncio em 1973. O reinado do coelhinho que toca tambor sem parar seguiu sereno até que surgiu, em 1988, um rival. O coelhinho das pilhas Energizer. As duas marcas digladiram-se nos tribunais e chegaram a um acordo no que toca a presença de coelhos nos seus anúncios: o coelho da Duracell está proibido de surgir no Canadá e EUA, território exclusivo da Energizer.

 

Texto: Raquel Costa | Fotos: DR

 

Veja mais:
Sem saber o que fazer? Entre já no ambiente de Páscoa a fazer um folar integral
Semana Santa em casa: e que tal uns deliciosos Ninhos de Páscoa?

PUB
Top