Pensa que sabe tudo sobre Cristina Ferreira? Então espreite estas 45 curiosidades

Cristina Ferreira fez 45 anos recentemente e a TV 7 Dias reuniu algumas curiosidades sobre a apresentadora que a maioria das pessoas desconhece.

18 Set 2022 | 10:00
-A +A

Cristina Ferreira fez 45 anos no dia 9 de setembro e celebrou com uma festa de arromba, tal como a TV 7 Dias já lhe tinha mostrado. Mas, pensa que sabe tudo sobre a apresentadora, diretora e acionista da TVI? Então pense de novo.

Revelamos-lhe 45 curiosidades sobre Cristina Ferreira, para que fique a conhecer melhor a rainha da televisão portuguesa no mesmo ano em que celebra duas décadas de carreira.

Gerusa era o nome que a mãe queria pôr-lhe por causa da personagem com o mesmo nome na novela da Globo “Gabriela”, mas o pai não deixou.

– Na adolescência, tinha uma paixoneta pelo ator norte-americano Tom Cruise.

– Tem um anfiteatro com o seu nome no Largo da Feira, na Malveira, onde chegou a ajudar os tios a vender.

– Não conheceu o avô materno e era o homem por quem a avó entretanto se apaixonou, que a apresentadora apelida de “avô de coração”, que mais vezes tomava conta dela em criança.

– Desde criança tem a tarefa de, juntamente com o pai, laminar as amêndoas para a tarte “do caraças” feita pela mãe.

– Durante vários anos, teve um poster de Rui Costa, hoje presidente do Benfica, no seu quarto.

– Apesar do sucesso da filha, os pais continuaram a trabalhar durante muitos anos num restaurante perto da feira da Malveira.

– Mede 1,7 metros.

– É filha única e também só tem um filho, Tiago, de 14 anos, que nunca foi apresentado oficialmente, mas sobre quem não se importa de falar: “Eu fiz o meu filho no meu dia de aniversário. Fi-lo na Ericeira.”

– Só se lhe conheceu um companheiro, António Casinhas, com quem começou a namorar quando tinha 17 anos. A separação deu-se em 2011, mas ela garante: “Amá-lo-ei eternamente.”

– Engordou 24 quilos na gravidez.

– Tem o hábito de, uma vez por ano, tirar férias com a mãe, a sogra e o filho.

– Na mansão de luxo que construiu na Malveira, tem um quarto pensado para os sogros.

– Tem uma fotografia sua em tamanho real na parede de entrada da sua sala.

– Não resiste a salame, sobretudo ao da mãe.

– 7 e 13 são os seus números da sorte.

– É chamada por muitos de Tininha, mas já assumiu que não gosta da alcunha.

– Faz jejum intermitente, evitando comer depois das 18 horas.

– Ao pequeno almoço, não troca por nada um pão misto com um galão.

– A sua melhor amiga é Catarina Duarte, que conheceu no extinto “Você na TV!” e do qual era jornalista. Hoje, é consultora de viagens e vai com Cristina Ferreira na maior parte das que esta faz.

– Adora fazer passeios matinais junto ao mar da Ericeira.

– É licenciada em História e, antes da televisão, chegou mesmo a dar aulas.

– O primeiro estágio em televisão foi no programa da RTP 1 “Regiões” (hoje conhecido como “Portugal em Direto2). Também em 2002, foi repórter do formato da TVI “Olá Portugal”.

– Quando era jovem, disse a Manuel Luís Goucha que, um dia, os dois iriam trabalhar juntos. “Tenho lá uma parva que diz que vai trabalhar comigo”, reagiu ele, na altura, em conversa com o marido, Rui Oliveira.

– Começou a trabalhar na TVI a recibos verdes e a ganhar 500 euros por mês. Desde 2021, detém 2,5% da Media Capital e é diretora de Entretenimento e Ficção da TVI.

– Estreou-se como apresentadora no “Extra” do “Big Brother”. Dezanove anos depois, é o rosto principal do reality show.

– Aos domingos, só bebe água até ao meio-dia para, durante as galas do “Big Brother”, não ter de ir à casa de banho.

– Fez dois castings na vida e nos dois ouviu “não”. Um deles foi para “Fear Factor”, que perdeu para Leonor Poeiras.

– Depois da série “Morangos com Açúcar”, foi a única capaz de, ao lado de Pedro Teixeira, em “Apanha se Puderes”, derrotar Fernando Mendes em “O Preço Certo” (RTP 1).

– Estreou-se a solo em “Dança com as Estrelas”, em 2013, num dia que ficou marcado pela queda do concorrente José Luís Gonçalves no cenário do programa, deixando-o em estado grave.

– €20 287 084,54 é o valor que a SIC lhe exige como indemnização pela quebra unilateral do contrato e que ela recusa pagar, estando o processo a decorrer em tribunal.

– Revelou que foi vítima de assédio sexual no início da carreira: “As flores indiciavam uma óbvia tentativa de conquista. As palavras, mansas, acusavam um objetivo claro: ele queria ‘comer-me’.”

– Já editou quatro livros: “Deliciosa Cristina”, “Sentir”, “Falar (Inglês) é Fácil” e “Pra Cima de Puta”. Com este último, acendeu o debate sobre o bullying nas redes sociais.

Cristina Ferreira a única mulher em Portugal que tem uma revista com o seu nome. O primeiro número, com Marcelo Rebelo de Sousa na capa, vendeu 100 mil exemplares. Os últimos dados disponibilizados pela APCT (Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação) sobre esta publicação, referentes ao ano de 2020, indicam que Cristina vendeu, em média, 18 mil exemplares.

– Lançou dois perfumes, um dos quais vendeu mais de 300 mil unidades, tornando-o no “mais vendido de sempre”, segundo a própria.

– Da sua vertente como empresária, destacam-se a loja de roupa, coleções de roupa e sapatos, vernizgel e cuecas.

– Trabalhou numa loja de roupa muito antes de ter a sua.

– A sua veia de empreendedora ganhou recentemente uma nova etapa: vai fazer conferências para partilhar o segredo do seu sucesso. A primeira está marcada para 15 de outubro no Porto.

– Tem 1 575 940 seguidores, só no Instagram, fazendo dela a mulher que reside em Portugal com mais fãs nesta rede social.

– Já disse que, no futuro, acredita que vai dedicar-se à decoração de interiores.

– Tem como amuleto contra o mau-olhado uma pulseira com um olho turco, que lhe foi oferecida por uma amiga espanhola.

– O seu “país do coração” é o Brasil: “O Rio de Janeiro poderia ser a minha cidade”. Tem como viagem de sonho fazer a Route 66, nos Estados Unidos.

– Há “uns cinco ou seis vestidos” que usou uma única vez e que não os vai repetir, ainda que os guarde religiosamente no seu guarda-roupa: “Marcaram momentos tão importantes da minha vida que eu nunca mais os vou vestir.”

– Não gosta de beber e garante que nunca apanhou uma bebedeira: “Nunca estive com os copos. Nunca na vida.”

– O seu maior sonho está por realizar: casar-se. “Só irei casar-me no dia em que fizer sentido e com a pessoa que fizer sentido. Construí tanto este sonho que não pode ser de qualquer forma, casar-me por casar”, defende Cristina Ferreira.

Texto: Dúlio Silva; Fotos: Reprodução redes sociais

PUB