Pensou que ia morrer: Professor de “La Casa de Papel” fala sobre luta contra cancro

O Professor de “La Casa de Papel”, Álvaro Morte, foi diagnosticado com um cancro numa perna, em 2011, tendo-lhe sido dado pouco tempo de vida. “Tentei sempre manter-me positivo”, contou o ator.

14 Dez 2021 | 22:35
-A +A

A série “La Casa de Papel”, cuja última temporada já está disponível na Netflix, colocou Álvaro Morte à frente dos holofotes a nível mundial. Mas, muito antes de a trama original do canal espanhol Antena 3 se transformar numa das de maior sucesso da plataforma de streaming (para a qual foi adaptada), o seu protagonista viveu momentos de verdadeiro terror. Foi em 2011, quando lhe foi diagnosticado um cancro numa perna e dado pouco tempo de vida.

O artista, com 46 anos, recordou essa fase num evento realizado no Teatro Real, em Madrid. “Já passei por momentos muito ruins e tentei sempre manter-me positivo”, disse o protagonista de “La Casa de Papel”. “São obstáculos que acontecem, que fazem parte da vida e nós temos de os enfrentar. É isto. Acho que cada um pode enfrentar esta doença como quiser, como pode e como a sua cabeça permitir. Naquela época, isso ajudou-me a ter uma atitude mais feliz, por assim dizer”, acrescentou.

Álvaro Morte lembrou ainda que, “no início”, assim que o cancro foi diagnosticado, pensou que ia morrer. “A pior coisa de uma doença é sentirmo-nos mal. O que funcionou comigo para eu conseguir lidar com ela foi sentir-me vivo. (…) “Pensei: ‘Se eu morrer em três meses, poderei fazê-lo em paz? Respeitei as pessoas em meu redor e que me amam? Fui fiel aos meus princípios?”, enumerou o Professor de “La Casa de Papel”.

O cancro e os anos de luta levaram a que, agora, queira dedicar-se o máximo de tempo aos filhos, a quem chama carinhosamente de “anões”. Quero desfrutá-los o máximo que puder”.

Casado com a estilista Bianca Clemente, o ator de “La Casa de Papel” é pai dos gémeos León e Julieta.

Percorra a nossa galeria e veja Álvaro Morte em família.

 

Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: reprodução redes sociais

PUB