Perigos do Tiktok: Jovem de 13 anos morre a fazer desafio viral. Amigos gravam tudo

O Benadryl challenge tornou-se viral no TikTok e levou Jacob Stevens a tomar se 12 a 14 comprimidos, para os amigos filmarem os seus efeitos alucinogénicos.

23 Abr 2023 | 8:10
Tiktok
-A +A

O TikTok é uma das plataformas mais usadas pelos mais jovens. As redes sociais trouxeram-nos muitas coisas boas, mas também várias menos felizes. Desta vez, um menino, de 13 anos, morreu ao tentar fazer um novo desafio viral na redes social chinesa: O Benadryl challenge, que consistem em tomar o maior número possível de comprimidos deste anti-histamínico e, claro está, filmar os efeitos alucinógenos, para mais tarde publicar.

Esta história aconteceu nos EUA e Jacob Stevens acabou por perder a vida nesta tentativa de se tornar viral. A dose ingerida pela criança mostrou-se fatal. Jacob tomou entre 12 a 14 comprimidos e ainda esteve uma semana hospitalizado, ligado a um ventilador, o que, ainda assim, foi insuficiente para lhe salvar a vida.

Jacob estava a realizar o desafio, enquanto os amigos o filmavam, no momento em que começou a ter convulsões.

Os pais de Jacob estão agora a alertar outros encarregados de educação para os perigos dos desafios virais que chegam aos jovens através das redes sociais. Além disso, estão a trabalhar com advogados para mudar a idade mínima para a compra de medicamentos como o Benadryl.

A equipa responsável pela comunicação do TikTok, em Portugal, entrou em contacto com a Nova Gente ressalvando que “a pesquisa por #Benadryl ou #DesafioBenadryl na plataforma não identifica nenhum resultado. Ao fazer este exercício no TikTok, é possível perceber que, para além de não direcionar para qualquer conteúdo (vídeo), direciona os utilizadores para uma página de apoio que relembra a importância da identificação de desafios maliciosos na plataforma”.

O Tiktok dirigiu ainda uma palavra à família de Jacob. “Enviamos as nossas mais sinceras condolências à família”.

Veja também: Isabel dos Santos faz frente a tiktokers: “Milionária e blogueirinha”

Texto: Tiago Miguel Simões; Fotos: Impala

 

PUB