Polémica com Sofia Arruda: Atrizes e jornalistas denunciam assédio sexual na TV

Sofia Arruda esteve vários anos afastada de um canal televisivo e acusa um homem poderoso. O testemunho tem sido elogiado e várias as caras conhecidas garantem saber quem é o agressor.

24 Abr 2021 | 14:50
-A +A

É o assunto da atualidade desde que Sofia Arruda assumiu, a Daniel Oliveira, ter sido vítima de assédio sexual por parte de um produtor de televisão. O relato da atriz de Patrões Fora apanhou todos de surpresa e abriu portas à discussão sobre crimes sexuais.

Foi de forma crua, mas sem nunca revelar nomes, que Sofia Arruda revelou que ficou sem emprego durante vários anos por ter recusado os convites de uma “pessoa com muito poder” num canal de televisão. “Foi uma aproximação menos profissional por parte de uma pessoa com muito poder dentro de uma estação de televisão, de uma produtora, que queria uma atenção que não era profissional da minha parte”, começa por explicar.

De lágrimas nos olhos, a atriz da SIC contou o que aconteceu. “Achei que era uma questão profissional porque a primeira abordagem foi a de um almoço para falar de um projeto. Nunca chegou a acontecer e ainda bem. Era uma aproximação velada, muito insinuante. Era um aperto de mão que nunca ficava no sitio suposto, era um beijo que me deixava constrangida mas às tantas pensas que a pessoa é só assim, muito afetuosa. Isso ia passando para intervenções mais diretas”, revela a artista.

Assim que se apercebeu das intenções do homem com quem trabalhava, decidiu marcar uma posição. “Quando comecei a ficar muito desconfortável tive que pegar no telefone e dizer que se fosse um almoço de trabalho, a minha agente iria comigo e se não fosse essa intenção, eu não iria.” Esta atitude saiu-lhe cara e levou a que fosse afastada do canal. “Mais tarde, durante as gravações, estava na cadeira de maquilhagem, a pessoa chegou e disse-me ao ouvido: ‘Essa é a tua última decisão?’. Eu disse que sim e ele respondeu-me: ‘Então nunca mais vais trabalhar aqui. Sei que a maquilhadora teve que me maquilhar o braço porque estava marcada”, confidenciou, revelando que esteve “5, 6 ou 7 anos sem trabalhar para aquela estação” e que se arrepende de não ter denunciado esta situação mais cedo. “Custa-me pensar se essa pessoa conseguiu efetivamente tirar proveito de outras miúdas.

Muitas foram as caras conhecidas que aplaudiram a coragem da artista e se chegaram à frente para partilharem as suas histórias. E há até quem faça insinuações graves!

Leia as restantes acusações na sua TV 7 Dias, já em banca, e a posição da SIC e da TVI nestes casos.
Revista TV 7 Dias

Texto: Maria Inês Gomes (ines.gomes@impala.pt); Fotos: Arquivo Impala e Reprodução Instagram

Veja também:
“Estarei sempre ao vosso lado”: Ator Miguel Nunes apoia Sofia Arruda e todas as vítimas
“Não é uma moda”: Sofia Arruda volta a tocar no tema de assédio sexual

PUB
Top