Polémica: Mãe da filha de José Fidalgo faz queixa contra ator ao Facebook e Instagram

A mãe da filha de José Fidalgo, Nádia Nóvoa, emitiu um comunicado em que revela que fez uma denúncia contra o ator junto do Facebook e do Instagram. Em causa está a partilha de fotografias da menor.

15 Abr 2021 | 18:50
-A +A

Há um novo capítulo na mais recente polémica em que José Fidalgo se vê envolvido. O ator, recorde-se, partilhou fotografias da filha, Maria Niassa Nóvoa Soares, no dia do sétimo aniversário da menor, supostamente sem o consentimento da mãe da criança, Nádia Nóvoa. Esta denunciou o caso, através de um comunicado enviado à TV 7 Dias, mas a estrela da SIC mostrou-se irredutível e disse, por intermédio do seu advogado, não compreender a posição da arquiteta.

As fotografias da filha foram mantidas nas contas oficiais de José Fidalgo no Facebook e no Instagram. Face à postura do ator e considerando que o mesmo acabou por “violar os termos e condições previstas nestas plataformas”, ao tornar públicas imagens da menor “sem prévio consentimento”, Nádia Nóvoa decidiu fazer uma denúncia contra o pai da filha junto das redes sociais.

“Foi com profunda preocupação que a tutora da menor tomou conhecimento da reação de José Fidalgo em se recusar a apagar as imagens da menor das suas redes sociais, mesmo apesar de os média terem eliminado de imediato as referidas publicações, após conhecimento público deste não consentimento da mãe”, afirma a arquiteta, num novo comunicado enviado, esta quinta-feira, à redação da TV 7 Dias.

Nádia Nóvoa diz que, por isso, “se viu forçada a ter que recorrer à denúncia no Facebook e Instagram para salvaguardar os direitos de segurança e privacidade da menor, prevista nestas plataformas contra este tipo de conduta irresponsável no espaço cibernético”.

A denúncia, completa, “foi aceite pelo Facebook e Instagram”, que decidiram pela eliminação das fotografias da criança das páginas oficial de José Fidalgo. A mãe da menor considera “esta decisão como uma pequena vitória para mudar o que está errado com muita perseverança e com a garantia de que esta violação de privacidade não se voltará a repetir”, pode ler-se no comunicado.

A missiva vem acompanhada de duas imagens que mostram as respostas do Facebook e do Instagram à denúncia feita pela própria. Veja as provas na galeria.

 

Leia na íntegra o comunicado de Nádia Nóvoa, a mãe da filha de José Fidalgo:

 

“No dia 15 de abril de 2021, ambas as redes sociais decidiram apagar a publicação de imagens da criança na página oficial de José Fidalgo após o mesmo violar os termos & condições previstas nestas plataformas, tornando públicas imagens da menor de sete anos de idade, Maria Niassa Nóvoa Soares, sem prévio consentimento e sendo que foi atribuída razão à mãe no seu recurso à denúncia.

Na sequência do comunicado de imprensa em que a mãe da menor expõe o incumprimento do ‘acordo de cavalheiros’ entre ambos e considerando que José Fidalgo admitiu ter conhecimento deste acordo num programa de televisão pública, citando-se abaixo as suas próprias declarações, nomeadamente:

‘Eu também tenho uma filha, entendes Cristina? Por isso é que estas histórias são sempre um pouco mais complicadas. Porque eu não posso mostrar a minha Maria como tenho autorização para mostrar o Lourenço, porque há sempre uma questão de decisões em conjunto’

José Fidalgo (13.02.2019, ‘O Programa da Cristina’, SIC).

Contudo, embora a mãe tenha apelado ao bom senso do progenitor e dos média em solicitar a retirada das imagens da menor por falta de consentimento, foi com profunda preocupação que a tutora da menor tomou conhecimento da reação de José Fidalgo em se recusar a apagar as imagens da menor das suas redes sociais, mesmo apesar de os média terem eliminado de imediato as referidas publicações, após conhecimento público deste não consentimento da mãe.

No entanto, após reação de José Fidalgo em manter a posição de violação de privacidade e dos direitos da progenitora guardiã, esta viu-se forçada a ter que recorrer à denúncia no Facebook e Instagram para salvaguardar os direitos de segurança e privacidade da menor, prevista nestas plataformas contra este tipo de conduta irresponsável no espaço cibernético.

Esta denúncia foi aceite pelo Facebook e Instagram que comunicaram por email, após análise de documentação remetida pela mãe da menor, da eliminação da referida publicação em ambas as páginas oficiais de José Fidalgo.

Mais se informa que, tendo sido cumprido o objectivo de salvaguarda e defesa dos direitos de segurança e privacidade de imagem da menor e sendo esta uma questão tão delicada, considera-se esta decisão como uma pequena vitória para mudar o que está errado com muita perseverança e com a garantia de que esta violação de privacidade não se voltará a repetir.

A Mãe (Nádia Nóvoa)”

 

Advogado de José Fidalgo: “Não se compreende a posição de Nádia Nóvoa”

 

Há três dias, quando a polémica espoletou com o primeiro comunicado da arquiteta, o advogado de José Fidalgo disse à Maria que “não se compreende, de todo, a posição de Nádia Nóvoa, dado que a mãe coloca desde sempre fotografias da menina na rede social em causa e, por maioria de razão, muitas mais do que José Fidalgo, que até só colocou uma vez e num momento que ele considerou importante – o aniversário da filha.”

“Aliás, os pais colocarem fotografias com os filhos é algo muito comum, o que fazem por motivos vários, como seja, para mostrarem o orgulho que têm nos filhos ou simplesmente a felicidade do momento”, explicou o advogado do ator, acrescentando que “José Fidalgo tem outro filho e, e até por uma questão de igualdade, por colocar imagens com Lourenço, colocou fotografias com Maria, a outra filha.” “Nada de mais e é incompreensível que a mãe traga este assunto para a praça pública”, afirmou Paulo Edson Cunha.

 

Advogado de José Fidalgo disse que comunicado é “descabido”

 

O advogado informou ainda que estava a analisar os contornos deste comunicado, “ponderando todos os cenários, incluindo reagir judicialmente ao mesmo, uma vez que é tão descabido, sobretudo vindo de alguém (a mãe) em que ela própria tem fotos e vídeos, incluindo caseiros da filha de ambos, publicadas nesta rede social”.

“Mais, o facto de Nádia Nóvoa ter o Instagram atualmente privado, não pode ser argumento, na medida em que o seu Instagram, mesmo antes deste comunicado, apesar de ser privado, a mãe aceitava amigos nessa rede, que não lhe são próximos”, assegurou o advogado, garantindo ter na sua posse “fotos e vídeos da filha do ator, publicadas pela mãe naquela rede social”, o que explicou só ter conseguido obter “porque muitas pessoas tiveram acesso a essas fotografias”.

“Logo, se houvesse qualquer comportamento menos correto do José Fidalgo, o que não existiu, então esse comportamento tem sido praticado pela autora do comunicado, há mais tempo e muito, mas muito mais vezes, numa escala de 1/1000”, afirmou o advogado do ator.

Paulo Edson Cunha estranhou ainda mais a ameaça com processos judiciais, já que os advogados de ambas as partes “estão em negociações, há mais de um ano, para decidirem as responsabilidades parentais, algo comum quando há pais separados e que não faz qualquer sentido trazer também essa discussão, que se quer privada, para a praça pública, sob pena de expor ainda mais a vida dos pais e, sobretudo, da filha, logo, o que a mãe invoca querer preservar – a imagem e a vida da filha – é a própria mãe que a vem expor através deste comunicado e da tomada desta posição, o que se lamenta.”

 

Texto: Ana Lúcia Sousa e Dúlio Silva; Fotos: Arquivo Impala e reprodução redes sociais

PUB
Top