Segundo informações avançadas pela BBC, uma delegação da Polícia Judiciária ter-se-ia deslocado a Inglaterra para se reunir com Kate e Gerry McCann. O objetivo da viagem seria a apresentação de um pedido de desculpas aos pais de Maddie McCann, a menina desaparecida na Praia da Luz, em Lagos, em maio de 2007. Que estaria relacionado com a forma como o casal britânico foi tratado pelas autoridades nacionais durante a investigação.
Leia ainda: Revelado pedido de Christian Brueckner, suspeito do desaparecimento
Manifestantes invadem Aqui Portugal, da RTP
Só que nada disto corresponde à realidade. Quem o garante é a própria Polícia Judiciária. Que, através de comunicado, assume a viagem mas não com a finalidade avançada pela BBC. “A Polícia Judiciária esclarece que, no âmbito da investigação ao desaparecimento de uma criança inglesa, ocorrido no Algarve em 2007, continuam a ser desenvolvidas diligências, visando o cabal esclarecimento da situação”, pode ler-se na nota partilhada no site da PJ.
“Transmitindo-se – apenas – o ponto de situação processual”
“Neste contexto e conforme oportunamente tornado público, em estreita articulação com as Autoridades Alemãs (BKA) e inglesas (Metropolitan Police), têm vindo a ser realizados atos formais de investigação e de perícias, em Portugal e no estrangeiro, bem como partilhada informação e revisitados depoimentos”, prossegue o documento. “Como também é normal, neste tipo de situações e corresponde às boas práticas, foram efetuados contactos presenciais, com os familiares da criança desaparecida, transmitindo-se – apenas – o ponto de situação processual, no âmbito do Inquérito em curso, pendente no Ministério Público da Comarca de Faro”, termina a nota.
Texto: Bruno Seruca Fotos: Impala e reprodução Instagram