Porque é que Teresa Guilherme ficou fora do Big Brother? Diretor de Programas conta tudo

Nuno Santos e Cláudio Ramos fazem a antevisão do arranque do Big Brother 2020. Diretor de programas explica porque é que Teresa Guilherme ficou de fora e revela que, no futuro, a quer na TVI.

20 Abr 2020 | 21:49
-A +A

Especulou-se, escreveu-se, desejou-se. Mas a verdade é só uma. Teresa Guiherme está mesmo fora da nova edição do Big Brother, que tem estreia marcada para este domingo, 26 de abril. Em videoconferência de imprensa, Nuno Santos explica os bastidores do que nunca chegou a ser.

«A Teresa não está na equipa do Big Brother. Eu encontrei-me com a Teresa algumas vezes nos últimos meses. Isso é tão público que pelo menos dois dos encontros aconteceram na TVI onde a Teresa conhece muita gente e onde toda a gente a conhece. Ela entrou pela porta da frente, esteve sentada no meu gabinete. Não foi nenhum segredo», explica o diretor de programas da TVI. 

Nuno Santos relata que a rainha dos reality shows esteve para fazer parte do universo BB2020. «Nós tínhamos uma ideia concreta para a Teresa, para o arranque do Big Brother, que não foi concretizada. Não foi possível concretizar». No entanto, as portas de Queluz de Baixo não estão fechadas. Até porque, além de uma amizade, Teresa Guilherme e Nuno Santos têm um passado profissional em comum que, porventura, se poderá vir a tornar presente. «Eu e a Teresa temos falado de outras ideias para a frente. Já trabalhei com a Teresa em todas as minhas vidas. Só não trabalhei aqui na TVI mas acho que, mais cedo ou mais tarde, trabalharemos», garante.

 

Primeira fase dura 15 dias e BB2020 termina no Verão

BB Zoom e BB2020. Dois nomes para duas fases do mesmo programa. Assim vai ser a nova edição do pai de todos os reality shows, adaptado às circunstâncias que o mundo atravessa. O reality show vai ter a duração de 4 meses e terminará «à boca do Verão», explicou o diretor de programas da TVI.

Numa primeira fase, que durará 15 dias, os concorrentes vão permanecer longe uns dos outros. «O conhecimento que o espectador terá dos concorrentes começa no domingo. A interação entre eles também começa no domingo. Vão cumprir um determinado número de tarefas que são lançadas pela produção. Apesar de estarem a cumprir as regras emanadas pela Direção Geral da Saúde não estão num quartinho pequeno. Estão num aparthotel com algum espaço», revela Nuno Santos.

Até domingo, os candidatos podem falar com as famílias uma vez por dia, «mas com regras». «Têm aparelhos que lhes permitem fazer vídeo mas estão desligados do mundo. Nestes primeiros dias estarão cada um no seu sítio e, depois, estarão na Casa». Os concorrentes vão interagir à distância entre si e vão conhecer-se já no próximo domingo. E esta primeira fase, além de uma solução adequada a tempos de distanciamento social, é a que vai dar garantias à estação de que nenhum dos concorrentes está infetado com o novo coronavírus. Nuno Santos não põe de parte que, mesmo antes da fase da Casa, não haverá expulsões.

Na estreia, no próximo domingo, Cláudio Ramos vai estar nos estúdios da Venda do Pinheiro a dar a conhecer ao país os 20 novos concorrentes. «O Cláudio vai estar no cenário que foi concebido para ter público em estúdio. Isso não vai acontecer, nem em Portugal nem em nenhum Big Brother que está a acontecer em diferentes geografias».

Uma gala diferente, num estúdio vazio, mas que não amedronta o apresentador. «Sinto uma responsabilidade grande por perceber a dimensão e a expectativa que o Big Brother suscita mas não sinto maior peso por estar sozinho ou acompanhado. Eu quero é fazer bem.», afiança Cláudio Ramos, que também participou na videoconferência de imprensa.

O diretor de programas não dá garantias sobre o que poderá acontecer numa segunda fase, quando os concorrentes já estiveram na casa mais vigiada do país que, neste edição, se mudou para a Ericeira. Ou seja, público nos estúdios da Venda do Pinheiro, para já, é mesmo uma miragem. «Podemos sensatamente achar que, durante uns domingos, não vai acontecer. Nenhum de nós sabe o que vai ser a nossa vida daqui a 2 meses».

Os candidatos a concorrentes do Big Brother estão em isolamento desde que o formato foi adiado. Ou seja, desde março. «Ele estão a fazer um confinamento um pouco como nós estamos a fazer», explica Nuno Santos, acrescentando ainda que nenhum dos candidatos desistiu durante esta fase da pandemia.

Os concorrentes têm idades compreendidas entre os «20 e poucos anos e os 40 e tantos». Representam o país de norte a sul, há um concorrente de um dos arquipélagos e também outro oriundo de um dos países de língua oficial portuguesa.

A partir da próxima segunda-feira, 26 de abril, o Big Brother 2020 aparece em dose dupla na grelha da TVI, com duas edições diárias: uma às 19h00 e outra à meia-noite, conduzidas por Maria Botelho Moniz e Mafalda Castro, além de um painel de comentadores.

Nuno Santos não especifica quem vai apresentar qual diário mas revela o regresso de um nome bem conhecido dos portugueses ao papel de comentadora: Marta Cardoso, participante da primeira edição do Big Brother. Os restantes nomes estão, para já, no segredo dos deuses, mas irão ser revelados «nos próximos dias».

Ao sábado, haverá um compacto dos melhores momentos da semana. O canal TVI Reality vai começar a emitir a partir do momento em que os concorrentes entrarem na casa.

 

Prémio poderá oscilar entre os 25 mil e os 50 mil euros

 

E se o prémio final dos anteriores reality shows da TVI nesta fase já era conhecido, Nuno Santos prefere mantê-lo em segredo. «Mas é porque tenho boas razões para isso», atiça. «O tempo não está para coisas grandes porque a economia está em contração, a nossa atividade está em contração», contrabalança.  Questionámos o homem forte de Queluz de Baixo sobre o um possível intervalo entre 25 mil e 50 mil euros. «Por aí… não sei. A TVI não confirma nem desmente os valores». 

Neste processo de reavaliação e reformatação do programa, do isolamento dos concorrentes, foram são e serão precisas garantias de que todas as normas de higiene e segurança são cumpridas. Para isso, a produtora do reality show, a Endemol Portugal está a ter um aliado de peso. Nuno Santos explica que a produtora do BB2020 contratou «uma empresa certificada no mercado, de Higiene e Segurança no Trabalho e Saúde Pública». «Foi preciso agir em todas as frentes». O diretor de programas afiança que «tudo vai existir» na casa cumprindo as regras em vigor. 

Para a estreia, Cláudio Ramos já tem o look escolhido. «as roupas vão ser sempre da mesma pessoa», esclarece. O criador é segredo, bem como o amuleto que terá perto de si. 

Big Brother 2020 estreia no próximo domingo, 26 de abril

Texto: Raquel Costa | Fotos: redes sociais e Arquivo Impala

 

Veja mais:
EXCLUSIVO! TVI reforça Big Brother com voz da rádio: «Vou fazer uma coisa que nunca fiz»
Revelamos-lhe todos os pormenores sobre a nova edição do Big Brother 2020!

 

Pontos de Venda das Nossas Revistas

 

PUB