Joana Almeida, a menina de dez anos que representou este domingo, 24 de novembro, Portugal no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2019, na Polónia, ficou em 16º lugar
Apresentado por Aleksander Sikora e Ida Nowakowska, a 17º edição deste festival contou ainda com a participação de Roksana Węgiel, a vencedora da edição do ano passado, na condução do festival.
«Partilhar a alegria» é o tema desta edição, que contou com 19 participantes, com idades entre os 9 e os 14 anos. Ao contrário do que acontece na edição do Festival Eurovisão da Canção, aqui as crianças têm de cantar, parte da canção que interpretam, numa outra língua que não a sua de origem.
No caso de Joana, esta intepretou o tema Vem Comigo (Come With Me) em português e em inglês. Portugal foi o 16º país a entrar em concurso e a votação foi feita através do público que assiste em casa, pela Internet através do site www.jesc.tv, e dos júris dos 19 países concorrentes. Podiam ser escolhidos entre 3 a 5 concorrentes preferidos.
Ao contrário do que também acontece na edição do Festival Eurovisão da Canção, o público pode votar no concorrente do próprio país.
O país vencedor desta edição foi a Polónia. Viki Gabor, de 12 anos, ganhou a 17ª edição do Festival Eurovisão da Canção Juvenil 2019. A jovem finalista do The Voice Kids daquele país dá assim a segunda vitória consecutiva à Polónia, ficando o Cazaquistão em segundo lugar e a Espanha em terceiro.
Portugal ficou em 16ª lugar nas votações, sendo um dos nove países com votação mas baixa do público e o único a não receber votação do júri.
«Disseram que eu tinha uma voz muito bonita»
A eleição de Joana Almeida surgiu da sua vitória na Gala dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz, à qual concorreu, a 14 de julho, com a canção Não Deixes, com música de Nuno Figueiredo e letra de Elisabete do Amaral Albuquerque Freire Aguiar.
Na altura, em declarações à RTP, a jovem revelou que começou a cantar aos oito anos. «Os meus pais disseram que eu tinha uma voz muito bonita», recordou, lembrando que, nos últimos dois anos, já participou em festivais na República Checa, Roménia e Polónia. Agora, regressa à última nação para dar voz a Vem Comigo (Come With Me). «Fala de coisas boas, sobre ajudar o planeta e sobre a natureza», deslindou.
Texto: Marisa Simões com Dúlio Silva; Fotos: Thomas Hanses/junioreurovision.tv