Presente em direto: Cláudio Ramos surpreende convidado com doença degenerativa

Cláudio Ramos surpreendeu Tiago Antunes, que sofre de uma doença degenerativa rara chamada Artrogripose Múltipla Congénita, ao anunciar que vai patrocinar o livro que o jovem pretende editar.

18 Fev 2021 | 17:40
-A +A

Cláudio Ramos anunciou, em direto, a intenção de patrocinar o livro de Tiago Antunes, um convidado que recebeu na emissão desta quinta-feira do programa “Dois às 10”. Mas já vamos à surpresa. Conheçamos, primeiro, a história do jovem.

Tiago Antunes sofre de uma doença degenerativa rara chamada Artrogripose Múltipla Congénita e, neste momento, tem 86% de incapacidade motora. Perante o sofrimento, é a favor da despenalização da morte medicamente assistida.

“Eu não quero ficar preso, deixem-me escolher. A família sabe que eu vou partir, por isso aproveitei ao máximo o que podia com a família, mas chega. Chega de dores, chega de sofrer. Chega de estar na cama do hospital e saber que a família está em festas de aniversário, natais, e eu estou ali preso”, revelou.

 

Pais não aceitam convicção de Tiago Antunes

 

“As minhas irmãs aceitam, já se resignaram à ideia. Elas sabem que eu sofro, que eu estou a piorar. Conseguem ver. Podem não concordar, mas pelo menos apoiam”, atirou. No entanto, os pais de Tiago não aceitam a ideia do filho. “Eles nasceram num Portugal profundo, intrinsecamente religioso, a acreditar em Deus. Nenhum pai quer ver um filho a partir assim”, considerou.

“Só eu sei o que estou a passar, as dores que tenho. Se posso decidir alguma coisa, que seja esta a minha última decisão”, defendeu. Mas Tiago Antunes sabe que ainda tem “muito para viver”. “O que é que os médicos lhe dizem?”, perguntou Maria Botelho Moniz. “Vinte, 30 anos. Hoje, sentindo o que sinto agora, dez, 15”, respondeu.

O maior sonho do convidado de “Dois às 10” era ser pai, mas já se conformou que não irá conseguir.

 

Cláudio Ramos faz surpresa: “Eu quero editar o seu livro”

 

A certa altura, o também anfitrião do “Big Brother – Duplo Impacto” atirou: “Escreveu um romance.” “É a história da Joana, com cancro em fase terminal, e que recebe as piores notícias do mundo. Então decidiu partir à maneira dela, aproveitando cada segundo até partir”, respondeu o jovem.

A obra não foi ainda publicada, devido ao “investimento elevado” que tem de ser feito por “um escritor novo, sem garantias de sucesso”. “Vou partilhando de mão em mão”, revelou.

O livro “Joana” já foi apresentado “a várias editoras”. Umas “falaram em 1200 euros, outras em 500”. Foi aí que Cláudio Ramos decidiu surpreender Tiago. “Eu quero editar o seu livro, eu patrocino o seu livro. Pode ser? Fala com a editora, a minha produção fala consigo e eu patrocino o seu livro. Mas você tem de me prometer que daqui a dez anos está aí sentado. Fechamos este acordo? É uma coisa de homem para homem. A Maria é testemunha. Eu posso não estar aqui, mas você tem de estar. E o lançamento é feito aqui”, atirou o apresentador da estação de Queluz de Baixo.

 

Texto: Ivan Silva; Fotos: reprodução TVI e redes sociais

PUB
Top