Perigo de contágio! Presidente da República não está imune à covid-19

O presidente da República submeteu-se a novos testes para saber se já tinha ganhado imunidade ao novo coronavírus. Marcelo Rebelo de Sousa revela resultado que o deixou surpreendido.

07 Abr 2020 | 17:10
-A +A

Marcelo Rebelo de Sousa submeteu-se a um novo teste, não para saber se tinha sido infetado pelo novo coronavírus mas sim se tenha ganhado imunidade. Em entrevista à Antena 1, o presidente da República revelou que se submeteu a um teste sorológico para saber se tem anticorpos para o novo coronavírus. E os resultados provaram que ainda pode ser contagiado. «Depois da quarentena, fiz agora há poucos dias um teste dos novos que chegaram de imunidade, que já é de uma nova geração, os chamados testes sorológicos», disse o chefe de Estado, acrescentando ainda:

«Posso dizer-lhe que não estou imunizado porque não tive nenhum contacto com nenhum portador de covid-19, o que é uma ironia, porque se havia pessoa que contactava de próximo com os portugueses nas semanas anteriores era eu. Pois não tive nenhum contacto com ninguém com covid-19», acrescentou.

A 8 de março, depois de ter estado em contacto com alunos de uma escola de Felgueiras, à qual pertencia um aluno que tinha sido diagnosticado com o novo coronavírus, o presidente da República cumpriu os 15 dias de isolamento social obrigatório para pessoas com suspeitas de covid-19. Após ter-se submetido a um teste, o resultado foi negativo e o presidente voltou à vida ativa e também à agenda oficial.

Para onde vão Costa e Marcelo em caso de infecção?

Na mesma entrevista, o presidente da República revelou onde é que tanto ele como o primeiro-ministro se isolarão em caso de contraírem o novo coronavírus. Na primeira quarentena, recorde-se, Marcelo Rebelo de Sousa esteve na sua casa, em Cascais.

Caso contraia o novo coronavírus, o presidente manter-se-á no palácio de Belém, uma vez que a experiência anterior não se revelou muito eficaz. «É, de facto, muito limitativo, como se viu pelas minhas comunicações por Skype para o exterior, é dramático». Já o primeiro-ministro, neste cenário hipotético, ficará isolado na sua residência oficial, o palácio de São Bento.

Leia mais aqui

O que é um teste sorológico?

O teste sorológico é um exame de laboratório feitopara comprovar a presença de anticorpos no sangue, ou seja, determinar concretamente sua presença. Também pode ser usado para identificar a presença (ou revela a ausência) de anticorpos relacionados a uma patogenia no sangue do paciente e a presença do próprio patógeno (vírus, bactéria, protozoário, etc).

Os testes sorológicos estão a ser utilizados atualmente para detetar a presença do novo coronavírus e também a imunidade ao mesmo. Recorrendo a um laboratório privado, custam atualmente cerca de 150 euros.

Habitualmente, são o método mais utilizado para detetar doenças infecciosas como o VIH, Hepatite, rubéola, sarampo, toxoplasmose, entre outros.

 

Texto: Raquel Costa e Portal Notícias Impala

 

Veja mais:
Marcelo Rebelo de Sousa renova Estado de Emergência
Presidente sem coronavírus: Teste de Marcelo Rebelo de Sousa deu negativo
ATENÇÃO!

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:
  1. aceda a www.lojadasrevistas.pt
  2. escolha a sua revista
  3. clique em COMPRAR
  4. clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
  5. introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
  6. Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

PUB
Top