Pinto da Costa de pedra e cal! Presidente do FC do Porto comemora hoje 82 anos

Jorge Nuno Pinto da Costa celebra este sábado, 28 de dezembro, 82 anos. Está há 37 anos à frente do Futebol Clube do Porto.

28 Dez 2019 | 9:50
-A +A

Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa celebra este sábado, dia 28 de dezembro, 82 anos. O dirigente dos Dragões é o presidente com mais tempo no cargo e mais títulos conquistados num clube no mundo. A cumprir o 37º ano enquanto presidente das Antas, Pinto da Costa tornou-se o número 1 do Porto em abril de 1982.

Este ano, o líder do FC Porto continua em busca do título de campeão que foge desde a época 2017/2018. Os dragões encontram-se atualmente a quatro pontos do Benfica, o campeão de inverno desta época.

Mas ninguém tira a Pinto da Costa os vários recordes que amealhou ao longo dos anos: além de ser o homem há mais anos consecutivos na presidência de um clube de futebol, detém também um número imbatível de títulos no futebol: 60. Isto sem contar com as vitórias nas modalidades, que são mais de mil.

Novamente avô em 2020

 

Em 2020, Jorge Nuno Pinto da Costa vai ser avô pela terceira vez. Joana, filha mais nova do presidente do FC Porto, vai ser mãe pela primeira vez. Pinto da Costa já tem dois netos, Maria e Nuno, filhos de Alexandre.

Pinto da Costa casou-se pela primeira vez em 1964 com Manuela Carmona Graça, com quem teve um filho, Alexandre Jorge Graça Pinto da Costa, atualmente com 51 anos. Em 1985, apaixonou-se por Filomena Morais. Fruto desta relação nasceu Joana Morais Pinto da Costa, hoje com 31 anos.

O líder portista apenas se divorcia da primeira mulher em 1997, após 33 anos de casamento. Pelo meio, manteve ainda um relacionamento com Carolina Salgado, mas voltou a casar-se com Filomena pela segunda vez.

Em 2008, teve uma relação marcada por muitas polémicas com Liza da Silva, um relacionamento que tentou manter secreto. Em 2012, divorciou-se de Filomena e casou-se no Brasil com Fernanda Miranda, 50 anos mais nova. Quatro anos depois, o casal divorciou-se, contudo, em setembro de 2017 tentaram reatar mas acabaram por terminar a relação pouco tempo depois.

Em agosto de 2018, confirmaram-se os rumores de que o dirigente tinham um novo amor, Cláudia Campo, com quem mantém uma relação até hoje.

Texto: Raquel Costa | Fotos: Arquivo Impala e DR

 

 

Veja:
Pinto da Costa recorda infância: «punham-nos a prenda ao pé da cama»
Ex de Pinto da Costa está grávida! Fernanda Miranda já sabe o sexo do bebé

PUB
Top