Produção biológica: porque afeta o preço dos produtos?

Muitas pessoas se queixam de que os produtos de origem biológica são mais caros. Tentámos compreender as razões que fazem com que o preço destes produtos seja superior aos demais.

10 Nov 2020 | 17:00
Produção biológica: porque afeta o preço dos produtos?
-A +A

Basta ir até um supermercado ou mercearia para se aperceber de algo: o preço dos produtos biológicos é usualmente superior aos demais.
Ainda que tal nem sempre aconteça, na maioria das vezes estes produtos, como outros, de produção, taxas e distribuição dispendiosa acabam por gerar questões nos consumidores. Existe, sem dúvida, muito questionamento sobre os valores praticados sobre produtos biológicos ou quem não entenda porque o CBD é caro quando ambos os produtos podem ser tão positivos para o ser humano.
Ainda que se defenda uma venda mais acessível dos produtos que têm ação mais positiva sobre o organismo e o planeta, a verdade é que continuamos a assistir a uma valorização no preço destes produtos, que os torna inacessíveis para algumas pessoas.
Venha compreender melhor o preço dos produtos biológicos.

A moda dos produtos biológicos e sua inflação

Os alimentos biológicos ganharam, por entre o pensamento sustentável e as ideologias de vida saudável, uma reputação que os coloca no centro das atenções.
Com descrições que definem a sua componente natura e a tradicionalidade das suas culturas, estes alimentos acabaram por se transformar numa das modas do século XXI, o que, em parte, justifica os seus preços.
Na verdade, muitas empresas chegaram a ser processadas por utilizarem estes selos em alimentos que, na realidade, não o eram.

A qualidade dos produtos biológicos

Quando a produção é efetivamente biológica pode existir uma qualidade que justifique o seu preço, já que se tratam de produções sem químicos e nas quais, inevitavelmente, acabam por existir mais quebras.
Usualmente saudáveis e evitando os elementos químicos que tanto se associam a doenças cancerígenas e ao envelhecimento precoce, estes foram alvo de vários estudos que reafirmam o seu poder nutricional e os seus benefícios para a saúde.
Além disso, muitas pessoas alegam que o sabor destes alimentos é mais autêntico, dada a produção mais tradicional e natural de que são alvo.

As menores produções de produtos biológicos

Outra justificação possível para o preço destes produtos é que estes são produzidos em menor quantidade, justamente para evitar que as quebras sejam ainda maiores.
Com uma menor quantidade de produtos biológicos não existe, portanto, a capacidade de competir com os mercados alimentares de produção massiva, o que reduz o lucro dos produtores, a menos que os preços destes sejam superiores aos demais.

Existem exceções no mercado

Ainda que tradicionalmente sejam mais caros, a verdade é que nem sempre pagará mais por produtos de origem biológica.
Muitas vezes, quem compra diretamente ao produtor pode aproveitar a vantagem de uma experiência de consumo de proximidade, ao mesmo tempo que garante a frescura dos produtos.
Geralmente, esta compra direta ajuda a reduzir os preços dos produtos biológicos, embora implique, evidentemente, que se opte por produtos da época.

PUB
Top