Depois de meses de “suspense”, como referiu José Fragoso, a revelação. “Programa Cautelar” é o nome do novo programa de Filomena Cautela, que a RTP1 estreia, no dia 29 de maio, em horário nobre. O formato junta humor à informação e o resultado será algo “inovador e surpreendente”.
A promessa foi feita pelo Diretor de Programas da estação pública de televisão, esta segunda-feira, na apresentação à imprensa de “Programa Cautela”, que decorreu no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. José Fragoso sublinhou o “muito orgulho” da RTP em poder contar novamente com um formato assinado por aquela que considera ser “uma das pessoas mais criativas da televisão portuguesa”.
Filomena Cautela retribuiu os elogios fazendo, mais do que uma vez, um agradecimento à estação pública e à sua direção. “O que está a acontecer aqui é muito raro. Já trabalho em televisão há algum tempo e o que me aconteceu quando saí do outro programa que estava a apresentar [‘5 Para a Meia-Noite’, agora comandado por Inês Lopes Gonçalves] foi uma abertura total para discutir conteúdos e discutir formatos que acrescentassem alguma coisa à televisão”, referiu.
“É um programa de humor, sim. É um programa de infotainment, sim”
A anfitriã de “Programa Cautelar” promete “algo radicalmente diferente”, que será “uma alternativa às coisas que estão a dar naquele horário” na concorrência e que “acrescente não só à televisão como à RTP”, mas também “às pessoas que estão a assistir”. “Esta premissa era tudo aquilo que eu podia querer”, vincou, orgulhosa.
“É um programa de humor, sim. É um programa de infotainment, sim”, confirmou a também atriz, que pretende, com este formato, “aguçar a curiosidade e trazer um novo ponto de vista” a quem o vê. “Tudo com um sorriso na cara”.
Para tal, Filomena Cautela fez um único pedido a José Fragoso: “ter mais tempo e ter mais pessoas a escrever” com ela o programa. “Este programa é constituído por uma equipa que, em televisão, podemos dizer que é bastante vasta”, afirmou. Entre jornalistas e guionistas, encontramos nomes conhecidos como Susana Romana e Pedro Durão.
Desinformação online, guerra das audiências e racismo em debate
Em cada emissão, a apresentadora vai debruçar-se sobre “um tema diferente, que foi trabalhado pela equipa de jornalistas, com uma pesquisa aprofundada, e pela equipa de guionistas, para que esse tema possa ser o mais factual, o mais verdadeiro, o mais divertido, o mais acessível possível”. “É essa a nossa preocupação”, ressaltou.
A primeira temporada – e “talvez a única, muito provavelmente”, brincou Filomena Cautela – é composta por seis episódios. O programa chegará à RTP1, aos sábados, após o “Telejornal”, “um risco absolutamente louvável da direção” liderada por José Fragoso, elogiou o anfitriã do formato.
Ver esta publicação no Instagram
Os primeiros três temas a serem abordados foram revelados pela estrela da estação pública. Logo na estreia, Filomena Cautela vai falar sobre “aquilo que foi considerada a maior epidemia do século XXI: a desinformação online”. E promete um “convidadão”, cujo nome não revelou.
Na segunda emissão, a guerra das audiências será debatida em “Programa Cautelar”. “Vamos falar sobre qual a importância da guerra das audiências, o que foi a guerra das audiências em Portugal nos últimos 20 anos, o que é hoje mas, mais importante, o que é que isto interfere na vida de cada um nós”, antecipou. Aliás, sobre elas – as audiências, leia-se -, a apresentadora reflete: “É claro que as audiências são importantes para nós e é claro que é muito importante nós termos o máximo de pessoas a acompanhar-nos. Mas também é muito importante que as pessoas que nos acompanham cheguem ao final do programa e tenham um novo ponto de vista, que tenha um sentido de curiosidade mais afiado, que tenham sorrido connosco mas também que tenham tirado alguma coisa bastante importante para as suas vidas.”
A fechar a primeira parte da temporada, o racismo será o tema em cima da mesa. “Vamos dar voz a quem não costuma ter vez a um sábado à noite e a quem nunca teve voz num sábado à noite na televisão portuguesa, que sabemos ser um horário privilegiado, porque se fala para muito mais gente”, disse.
Filomena Cautela “pela primeira vez realmente nervosa por apresentar programa”
Com uma equipa “a trabalhar muito arduamente” para levar ao público “um programa e uma voz que nunca foi ouvida em televisão”, “Programa Cautelar” terá “momentos absolutamente surpreendentes”. “Uma das coisas que este programa tem é que nunca se sabe o que vai acontecer no momento a seguir. Mesmo”, assegurou a anfitriã, revelando que, “pela primeira vez na vida”, está “realmente nervosa por apresentar um programa”.
“Estamos todos a atirar-nos de cabeça para um formato que nunca foi experimentado desta maneira em Portugal. Estamos todos com uma grande responsabilidade mas, ao mesmo tempo, estamos todos com o sentido de que estamos a fazer a coisa certa, que estamos do lado certo da história. E isto é muito fixe”, explicou.