Quer o Destino: Mateus despreza a mãe e deixa-a a agonizar sem olhar para trás

Saiba tudo sobre os principais acontecimentos do episódio desta sexta-feira, dia 14 de agosto, da novela da TVI Quer o Destino.

14 Ago 2020 | 16:40
-A +A

Marcos não tem opção e tem de ajudar Mateus, mas espera que ele esteja mais equilibrado. O irmão promete protegê-lo caso seja apanhado e diz que ficou mais lúcido desde que descobriu quem é Catarina.

Catarina chega e Joana atira-lhe as culpas de tudo o que os filhos fizeram. A Santa Cruz nega que tentou matar Mateus, mas Isabela não acredita numa única palavra dela e sai com Joana. Lucas arranja-se para sair, enquanto conta ao telemóvel a Vitória, que Ana adormeceu.

Catarina está indignada ao ver Elvira com a sua roupa e a governanta manda-a ir servir-se senão morre à fome. Rita conta a Lucas que apanhou João a roubá-la. O engenheiro agradece por ela ter dado comida ao irmão e Rita insinua que podiam matar saudades.

Vitória comenta com Machado a ideia de fazer sessões de apoio a vítimas de violência ali em Salvaterra, e, eventualmente, encontrem mais vítimas de Mateus que tenham medo de falar. Elvira acaba de fazer bolos com canábis, Lucas entra e tenta roubar um, mas a governanta não deixa.

Patrícia oferece o café para as sessões de Vitória e ela sorri como forma de agradecimento. Rita fala com Maria Teresa e recorda a rejeição de Lucas, mas acha que as duas juntas ainda vão conquistar o mundo.

Carlos vê uma embalagem de veneno para ratos, mas Madalena avisa-o que aquilo é perigoso. O filho de Joana diz que está habituado, pois cresceu com veneno à volta da sua vida. Ana vê os bolos de Elvira e ela impede-a de comer. Joana estranha sobre o que está nos bolos, mas a governanta diz que é uma receita especial.

Marcos mostra fotografia de Maria Teresa a Mateus, e conta-lhe que é filha dele e de Rita. O irmão afirma que a mãe roubou-lhes a oportunidade de verem os filhos crescer. Catarina tenta dormir e pede um chá a Isabela, mas ela avisa-a que não é criada dela. A Santa Cruz diz a Joana que está ofendida com ela, pois virou-lhe as costas quando lhe deve lealdade. A ex-companheira de Alfredo não perdoa aquilo que Catarina fez ao filho e a forma de como os tratou. Joana manda-a servir o chá sozinha.

Elvira fuma um charro enquanto fala ao telemóvel com Cartaxana, e diz-lhe que espera que ele não a deixe de visitar por causa da mãe de Lucas. Joana tira o avental e avisa que Catarina merece o inferno na terra. A Santa Cruz fica indignada com a forma de como Joana está a tratá-la. Catarina senta-se sozinha à mesa e sente que está a ficar maluca, pois ninguém fala com ela.

Joana entra no café de braço dado com Ornelas e pede-lhe para não cometer nenhuma gafe para não serem apanhados. Patrícia dá uma cotovelada a Alfredo para reparar no recente casal da região e o pai de Hugo perde o sorriso. Alfredo pergunta a Joana se o Ornelas não é muito novo para ela, a ex-companheira acha que ele só pode estar a gozar e quer sair dali.

Enquanto Machado analisa relatórios, Patrícia entra e pergunta se precisa de alguma coisa. Ele responde que não, mas a empresária insiste para ele fazer uma pausa no trabalho e beijam-se. Marcos aproxima-se de Catarina e ela diz-lhe que um ano de prisão é pouco para o que fez. O pai de Pilar e Diogo acha-se um sortudo por não ter ficado com ela e Mateus, pois poderia ter corrido risco de vida. Catarina não gosta do que ouve e dá-lhe um estalo.

Maria ajeita o decote e inclina-se para a porta de Machado, repara que está trancada e desiste. Marcos lamenta ter o sangue de Catarina nas veias, afirmando que a odeia e o que mais deseja é tornar-se um homem digno e bom. A mãe reage com sarcasmo e Marcos afasta-se.

Patrícia entra ainda a ajeitar-se e repara que Maria está a comer de novo. A dona do café pergunta se não devia estar a ensaiar, a cantora afirma que não precisa e pergunta pelo inspetor, pois gostava de saber como funciona a pulseira eletrónica.

Catarina sobressalta-se ao ver Mateus e percebe que ele fugiu. A Santa Cruz abraça-o, mas ele afasta-a. O veterinário diz que só veio ver a filha e renega-a como mãe. Catarina começa a asfixiar e o filho vai embora, ignorando-a.

 

Recorde aqui o que aconteceu no episódio anterior de Quer o Destino.

 

Texto e fotografias: TVI
PUB