Quer o Destino: Mateus sofre acidente e fica numa cadeira de rodas

Numa discussão com Carlos, o veterinário cai dentro do estábulo e é atacado por um cavalo. Além de ficar numa cadeira de rodas, também fica cego de um olho.

29 Mai 2020 | 21:40
-A +A

Desde o início de Quer o Destino, da TVI, que Mateus (Pedro Sousa), revela ter um lado negro e Carlos (João Vicente) é das poucas pessoas que sabe o que ele fez a Vitória (Sara Barradas) e tenta ao máximo proteger Isabela (Inês Herédia) do veterinário. Os dois entram em confronto muitas vezes e, em breve, uma dessas discussões vai acabar em tragédia.

Os dois estão nas cavalariças a discutir, quando Carlos empurra Mateus para dentro de um dos estábulos e o tranca lá dentro. O veterinário cai e é atacado por um cavalo, gritando por ajuda. O empregado ignora a aflição do patrão e sai, mas Vitória, que ouve os gritos, corre para lá e percebe o que se passou.

Um empregado aproxima-se e ela pede-lhe que chame o 112 imediatamente. A enfermeira começa a examinar Mateus, que está no chão inanimado, mas vê-se uma poça de sangue enorme, que indica o pior. Vitória tenta reanimá-lo, enquanto não chega ajuda médica.

O desespero de Catarina

Alfredo (Luís Esparteiro) corre para a casa dos Santa Cruz e conta que Mateus foi atacado por Harry e que o caso é grave. Catarina (Maria João Paschoal) corre para os estábulos e ajoelha-se junto do filho. «Não me morras», implora. Nesse momento, o vilão acorda. «Tem de ir para o hospital o mais rapidamente possível», diz-lhe Vitória, enquanto os paramédicos chegam e o levam de ambulância.

Enquanto isto, Isabela está a arrumar a casa, quando Joana (Marina Mota) lhe liga a contar do acidente, e a empregada conta de imediato a Marcos. «É o Mateus… está às portas da morte.»

Enquanto isso, no hospital, o médico tira ligaduras da cabeça de Mateus e observa-o, explicando a Catarina os procedimentos que têm de fazer. A matriarca dos Santa Cruz esforça-se para não chorar e questiona se podem levar para casa o filho naquele estado, pois este vai ficar numa cadeira de rodas. O médico explica que sim, desde que ele tenha os cuidados adequados.

«Tenho a alma negra»

Horas mais tarde, o jipe de Lucas (Filipe Vargas) chega com Mateus e estão todos à espera para recebê-lo. O veterinário, numa cadeira de rodas, está mal tratado, tem metade do rosto coberto com um penso e outra metade cheia de hematomas. O veterinário só quer ir para o quarto e pede o terço para rezar. Elvira (Ana Bustorff) entrega-lhe o terço e ele começa as suas orações.

Pouco depois, chega a psiquiatra. Catarina, Lucas e Vitória ouvem-na, atentos, explicar como devem reagir às novas condições de Mateus e que ele vai ter que se aceitar como está. Lucas e a mãe estão desolados e a enfermeira disfarça a sua satisfação. Marcos vai ao quarto do irmão e quer saber quem o deixou naquele estado e que vai fazer justiça. O vilão começa a respirar de forma agitada e revela: «Foi um castigo de Deus por me ter afastado d’Ele nos últimos anos. A sério… é castigo por muitos maus atos que tenho praticado… tenho a alma negra com pecados…»

O irmão diz-lhe que ele não está bom da cabeça e este continua: «Naquele momento, na box, quando vi o meu corpo cheio de sangue, percebi que, se não fizesse alguma coisa boa, a minha alma perdia por completo a luz e eu morria na mais profunda escuridão. Ficava no inferno para sempre», diz, emocionado e quase a chorar. O irmão acha que ele perdeu o juízo.

«Só penso em morrer»

Entretanto, Vitória vai ao quarto de Mateus e faz o seu papel de enfermeira preocupada. Começa a dizer que foi um milagre ele ter sobrevivido e que vai ter que se ver ao espelho e aceitar-se como está. «Não tenho força para nada. Só penso em morrer, acabar com tudo», responde ele.

A enfermeira diz-lhe algumas palavras de incentivo que o deixam mais aliviado e começa a tirar-lhe os pensos da cara, ficando as cicatrizes visíveis. Percebe-se que ele está cego de um olho e Vitória dá-lhe o espelho para a mão, deixando o veterinário horrorizado e com nojo de si próprio: «Sou um monstro! A pessoa mais repelente do universo.»

 

Saiba mais:
Quer o Destino: Lucas vai para o Brasil e entrega a herdade a Carlos
Quer o Destino: João conta a Vitória a verdade sobre a violação e diz que está inocente
Quer o Destino: Vitória salva a filha da morte e acaba esfaqueada

 

Texto: Neuza Silva; Fotos: Divulgação TVI

 

Pontos de Venda das Nossas Revistas

PUB