“Quero é trabalhar”: João Baptista reage ao afastamento de Festa É Festa (Exclusivo)

TVI foi implacável e afastou o ator depois deste ter sido condenado pelo crime de violência doméstica, mas a decisão não agradou no seio da novela. João reage em exclusivo à TV 7 Dias.

02 Jul 2023 | 9:55
-A +A

João Batista, poucos dias depois de lhe ter sido decretada a sentença de 20 meses de pena suspensa, pelo crime de violência doméstica contra uma ex-namorada, foi afastado pela direção da TVI da novela Festa É Festa.

À TV 7 Dias, uma fonte do canal afirma que a decisão partiu de José Eduardo Moniz com a conivência de alguns dos responsáveis da Plural, como Gabriela Sobral. Mas nem toda a gente está de acordo. “O João Batista foi afastado injustamente, não se pode misturar tudo. Ele já está a pagar pelo seu erro. Ele estava a fazer um grande papel”, conta-nos um dos atores que diz que o elenco está solidário com ele, mas que se cala com medo de retaliações. Uma das fontes que contactámos refere que a TVI decidiu afastar João com justa causa, por ele não ter dado conhecimento do processo em curso, o que é de pronto desmentido. “Isto está escarrapachado na imprensa há meses, que havia este processo. Isso são desculpas. Não queriam era ficar mal na fotografia de ter um ator condenado no elenco. Ainda para mais a personagem dele só entra em setembro. E agora, vai ficar o resto da vida sem trabalha?”, questiona a mesma fonte que diz ainda que o canal não fez nada para reabilitar o ator. “O João errou, está a pagar pelo erro e não merecia terem-no deixado sem trabalho. Podiam tê-lo levado ao Goucha ou a outro programa para que ele pudesse falar do assunto, para que ele se pudesse justificar, mas não, descartaram”, prossegue a mesma pessoa que diz ainda que “o João, se quisesse podia processar o canal por isto, mas não o vai fazer. Ficou só triste e pediu desculpa pelo erro nas redes sociais.” Para o lugar do ator, que faria o papel de Fábio, o falso filho de Nando (Manuel Marques) a TVI escolheu Isaac Alfaiate, que teve de gravar todas as cenas que já estavam feitas.

Contactámos João Baptista que sem falar do tema diretamente se mostra triste com tudo o que se está a passar. “Tenho noção que sou um bom ator, um dos melhores”, assume o ator de 38 anos, rematando: “quero é trabalhar.”

Veja também: Despedido! João Baptista afastado da TVI após condenação por violência doméstica

Texto: Luís Correia (luis.correia@impala.pt) com Tânia Pereira Dias (tania.dias@impala.pt); Foto: DR

PUB