Rafael Leão entre a bola e os beats: Conheça melhor o “craque” no rap

O jogador da Seleção Nacional e do AC Milan aventurou-se no mundo da música e até já lançou o seu primeiro álbum.

15 Jul 2023 | 9:55
-A +A

Rafael Leão, com o nome artístico Way 45 pode não dizer muito ao leitor, mas se dissermos que o rapper que está por detrás deste projeto musical é o futebolista Rafael Leão, então talvez todos saibam de quem se trata. Para além de brilhar nos relvados, o internacional português que defende as cores do clube italiano AC Milan também faz música e editou o seu álbum de estreia na semana passada. “My Life in Each Verse” é composto por 17 faixas e contou com participações de artistas como CiiJames, KidRobin, Meggy, SleepyThePrince e Lipesky.

Apesar do seu sonho de criança ter sido sempre o futebol, a música fez sempre parte da vida do craque de 24 anos, já que o seu pai foi cantor de semba (um género tradicional de Angola), e o seu nome artístico remete precisamente para as suas origens. Way é caminho em inglês e 45 é parte do código postal do Bairro da Jamaica, no Seixal [N.R.: onde cresceu], reforçando com isto que “nunca devemos esquecer de onde viemos. O meu bairro é a minha força e ajudou-me a chegar ao topo.”

Foi na pandemia, em 2020, que o agora também cantor e rapper se juntou aos amigos e vizinhos do seu bairro para dar vida ao grupo BGang. O tempo de confinamento serviu também para entrar em estúdio e gravar o primeiro EP a solo, Beginning, um conjunto de sete temas lançado em 2021. “Sou uma pessoa que escreve muito, tenho umas notas cheias de feelings e na quarentena, como passei quase um mês sozinho em casa, fazia uns beats e pedia a opinião a alguns amigos do mundo da música”, recordou em entrevista para o canal MTV Portugal, que fez dele o artista MTV PUSH de julho, programa que dá palco aos artistas emergentes do panorama musical de Portugal. As minhas letras são baseadas naquilo que já passei, que estou a passar e que quero vir a atingir, e isso torna-se mais fácil”, afirmou ao canal da cabo, revelando ainda que T-Rex, Lil Baby e Post Malone são atualmente as suas influências musicais.

Texto: Pedro Vilela (pedro.vilela@impala.pt); Fotos: DR

PUB