Reconciliação em “Por Ti”: Afonso deixa tudo para trás por Mia

O jovem empresário termina a relação com Luísa, com quem estava de casamento marcado, e assume à advogada que é completamente louco por ela.

22 Mai 2022 | 20:10
-A +A

Brevemente em “Por Ti”, Mia (Filipa Areosa) está deitada na cama, de olhos inchados, de chorar, a olhar para o telemóvel, onde vemos uma fotografia sua com Afonso (Lourenço Ortigão). Sem ânimo, aconchega-se na cama, quando ouve um leve som de pedrinhas a bater no vidro da janela. Olha, mas não vê nada. Até que o som volta a repetir-se. Mia levanta-se, apreensiva. Aproxima-se da janela, mas antes que possa desviar o cortinado, recebe uma mensagem de Afonso no telemóvel. “Vais deixar-me cá fora, ao frio?” A rapariga olha na direção da janela, com um novo fôlego, e vê Afonso entrar por ali. “Estás maluco?! O que é que estás aqui a fazer? E a Luísa?”, afirma perplexa. “Já não há Luísa. Esclareci tudo com ela. Acabámos…”, diz-lhe o amado, continuando. “E respondendo à tua pergunta… Sim, estou completamente maluco. Aliás, sou completamente maluco, mas por ti”, assume. Os dois abraçam-se, num enorme alívio.

O engenheiro segura o rosto da advogada com carinho e recorda que lhe estava a dever uma coisa. “Uma coisa que não te disse esta tarde… Eu amo-te. Muito…”, confessa o rapaz. Os dois encostam a testa um ao outro, na iminência de um beijo. Mia pede-lhe desculpa por tudo o que o fez passar, mas ele reconhece que também não lutou o suficiente por ela. Eles beijam-se, mas Mia afasta-o, comprometida, e pergunta-lhe se já contou a Luísa (Matilde Reymão) sobre o sente por ela. “Tive de ser honesto com ela, a Luísa é uma pessoa incrível. A verdade é que este pedido de casamento caiu do céu, que nem sei como é que aconteceu. Só veio fazer-me ver aquilo que eu já sabia… Que o que eu sentia pela Luísa não era amor… era carinho… amizade…”, assegura, contando-lhe que alguém escreveu o pedido no espelho do quarto. Ela revela-lhe que foi Tó quem o fez. “Ele achou que ias fugir do compromisso. Só me apeteceu matá-lo quando soube…”, diz-lhe. Afonso desvaloriza e afirma: “Casamento não me diz nada… É só um contrato… E contratos assino para comprar coisas. Não o amor de uma pessoa…” Ela fica impressionada e pergunta-lhe se ele foi sempre assim, piroso. O filho de Helena (Sandra Faleiro) ri-se e diz-lhe que não se importa nada de o ser se puder ficar com a pessoa que ama para o resto da vida. Os dois beijam-se com paixão, caem na cama e fazem amor.

Texto: Pedro Vilela (pedro.vilela@impala.pt); Fotos: Divulgação SIC (artigo originalmente publicado na edição nº 1835 da TV 7 Dias)

PUB