Terra Brava: Renato Godinho recebe mensagens «tristes» após cena de tentativa de suicídio

Renato Godinho revela que, após as cenas dramáticas exibidas esta segunda-feira na novela da SIC Terra Brava, recebeu «mensagens de pessoas que se encontram em situações tristes».

21 Jan 2020 | 20:50
-A +A

A dramática cena do episódio desta segunda-feira, 20 de janeiro, de Terra Brava, na qual Tiago (personagem interpretada por Renato Godinho) ameaça suicidar-me, marcou os telespectadores. Nas redes sociais, o emotivo desempenho do ator mereceu elogios e até partilha de empatia e histórias de dor semelhantes.

Em declarações exclusivas à TV 7 Dias, o ator que dá vida ao antagonista da novela da SIC afirma não ter ficado surpreendido com as reações emotivas dos fãs de Terra Brava. «Não fiquei surpreendido porque nós já estamos habituados a que as pessoas tenham uma resposta muito pessoal com os assuntos tratados em telenovela. Aliás, é muito por isso que eles são tratados. O objetivo também é esse, que as pessoas se revejam nas mais variadas situações em que as personagens se vão encontrando», conta Renato Godinho.

No Instagram do ator, vários seguidores acabam por partilhar publicamente a sua solidariedade e até situações semelhantes de desespero. «A minha vida também não faz sentido nenhum mas temos ser fortes. Eu também me fui muito abaixo pela morte da minha mãe. Fiquei mais frustrado, frio com as pessoas mas a mágoa está dentro de nós. Revejo-me nesta tua personagem», escreveu um seguidor. «Gostava muito que o Tiago ficasse bem e também gostava muito que a verdade fosse descoberta e que ele e o Diogo fossem amigos de verdade como verdadeiros irmãos», escreve outro seguidor.

Após a cena em que Tiago, visivelmente embriagado, manda várias mensagens a Beatriz (Mariana Monteiro) a dizer que se vai matar, e depois de esta o dissuadir, Renato Godinho recebeu relatos de seguidores em situações delicadas. «Recebi algumas mensagens de pessoas que deram conta de estarem numa situação, não digo desesperada, senão teria tomado alguma atitude mais ativa e consequente. Mas tive algumas mensagens de pessoas que também se encontram em situações tristes, desamparadas, desnorteadas e procurei motivá-las», revela o ator, acrescentando ainda: »É importante estarmos atentos porque o que mais se ouve de pessoas próximas de casos de suicídio é ‘porque é que eu não fiz alguma coisa’? É importante estarmos atentos uns aos outros, no bom e no mau».

«Vamos sempre a sítios dolorosos», diz Renato Godinho

Renato Godinho dá vida a Tiago em Terra Brava e, desde que a novela se estreou, em outubro de 2019, o ator já protagonizou momentos de alta tensão. Desde as agressões e tentativa de violação a Beatriz (Mariana Monteiro) à cena de pancadaria a Tina (Luciana Abreu), foram vários os momentos dramáticos que exigiram do ator de 38 anos uma entrega total.

«As cenas dramáticas são sempre difíceis de fazer. Quando se procura passar verdade, e quando se procura fazer as cenas de forma um bocadinho catártica vamos sempre a sítios dolorosos. Eu imaginar-me numa situação limite daquelas é, ao mesmo tempo, doloroso e prazeroso e isso é o fundamento da profissão de ser ator», diz o ator de Terra Brava.

E, tal como todos os intérpretes orgulhosos da sua personagem, Renato Godinho faz questão de explicar o ‘seu’ Tiago.  «mesmo sendo o um antagonista, desde cedo disse que o Tiago era um antagonista diferente. Apesar de ser uma pessoa desestruturada e sem escrúpulos, tem uma sensibilidade grande também e, por isso, eu sabia que ia ser um antagonista empático», explica.

Texto: Raquel Costa | Fotos: Arquivo Impala e SIC

 

Veja mais:
Renato Godinho teve «o pior dia da vida» a seguir à separação!
Terra Brava: Tiago embebeda-se e tenta matar-se!

PUB
Top