“Ressentimento”: Henrique Garcia foi mandado embora pela TVI há quatro anos

Henrique Garcia assume “ressentimento” pelas circunstâncias da sua saída do canal, mas garante que está tudo ultrapassado. Aos 74 anos, diz-se mais do que pronto para voltar ao ativo.

20 Mai 2022 | 10:30
-A +A

Henrique Garcia tinha acabado de celebrar o 70.º aniversário quando foi surpreendido com uma carta da então administração da TVI. Nela, era informado de que teria de deixar a estação. “O que se passou, nessa altura, foi um pouco inesperado”, recorda o jornalista, em exclusivo à TV 7 Dias, agora que se cumpriram quatro anos desde que se despediu da antena do canal de Queluz de Baixo. “Completaram-se no dia 1 de maio, Dia do Trabalhador”, sublinha. É a ironia da vida…

O veterano admite ter sentido “mais ressentimento” do que mágoa pela “forma como as coisas foram feitas”. “Não esperava que acontecesse assim”, assume Henrique Garcia, explicando logo de seguida: “Não é obrigatório reformar-me aos 70 anos. Isso é uma imposição do Estado que as empresas privadas podem aplicar se quiserem. Por exemplo, posso dizer que o Fernando Pessa entrou para os quadros da RTP aos 80 e tal anos. Ele nunca tinha sido funcionário da RTP. Eu, por exemplo, agora, com 74 anos, posso entrar para os quadros de uma empresa que me queira contratar e eu queira aceitar. Nada impede que uma pessoa trabalhe depois dos 70 anos. Nada. Permite à empresa fazer isso, mas não obriga a empresa a fazer isso. Daí o ressentimento.”

Contudo, o ressentimento está ultrapassado. “Completamente. É para o lado que durmo melhor”, garante, tranquilo, o jornalista. É a experiência a falar mais alto. “Há que encarar a vida como ela se representa e tentar resolver as situações que ela nos apresenta”, relativiza.

Na edição desta semana da TV 7 Dias, descubra como é a “vida nova” de Henrique Garcia. Aos 74 anos, o jornalista diz-se mais do que pronto para voltar ao ativo. Já nas bancas!

 

Revista TV 7 Dias

 

Texto: Dúlio Silva (dulio.silva@worldimpalanet.com); Fotos: Arquivo Impala e D.R.

PUB