A crise de sismos nos Açores levou a TVI e a Plural a tomar precauções para a retirada de emergência dos atores de “Festa é Festa” que se encontravam no arquipélago. A atividade sísmica registada desde o passado sábado na ilha de São Jorge “continua acima do normal”, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores.
“A crise sísmica de São Jorge começou quando tínhamos os protagonistas ainda na ilha do Faial e, por isso, traçámos um plano de evacuação de emergência”, contou Joaquim Nicolau, diretor de atores da novela da TVI, a um site. “O plano seria fazê-los sair de imediato por avião para Ponta Delgada [na ilha de São Miguel] e, de lá, trazê-los o mais rapidamente possível para o continente”, acrescentou.
O responsável avançou ainda que, em caso de erupção de um vulcão nos Açores, “a evacuação por barco teria que ser equacionada como alternativa”, bem como recorrer à base aérea das Lages, na Terceira, “que tem boas infraestruturas para estas situações de emergência”.
O elenco da novela da TVI embarcou num cruzeiro de Mário Ferreira, dono da TVI, que passou por seis ilhas açorianas (São Miguel, Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico) e ainda pelo Funchal, na Madeira. A bordo, Pedro Teixeira, Ana Guiomar, Pedro Alves, Luís Simões, Ana Marta Contente, Marta Andrino, Manuel Marques, Inês Herédia, Sílvia Rizzo, Catarina Avelar, Beatriz Costa, Hélder Agapito, Vitor Emanuel, Marta Melro, Margarida Antunes, Maria Sampaio e Rodrigo Paganelli gravaram cenas para a quarta temporada da trama, que chega aos ecrãs no verão.
Esta viagem aos Açores terminou nesta quarta-feira, 23 de março, com os protagonistas a chegarem nesta dia ao Continente.
De recordar que a viagem teve momentos de muita alegria, mas também foiu atribulada, já que as condições do mar provocaram enjoos em alguns atores. Maria Sampaio chegou a mostrar um ‘pequeno exemplo’ do que têm vivido a bordo, como se pode ver aqui.
Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: Reprodução Instagram e Impala