Revelação em Terra Brava: Eduarda conta a Beatriz que é mãe de Martim

Beatriz quer sair de casa com Martim e Eduarda fica desesperada. No meio da discussão, perde o controlo e diz à filha: «O Martim é meu filho. Foi o teu bebé que morreu».

07 Mai 2020 | 19:30
-A +A

É um dos maiores segredos de Terra Brava e vai ser revelado em breve. Os telespectadores já ficaram a saber, nos últimos episódios, que Martim (Tomás Andrade) é filho de Eduarda (Maria João Luís) e agora é Beatriz (Mariana Monteiro) quem vai descobrir toda a verdade.

Na sala, Eduarda conversa com a filha para a tentar convencer a não sair de casa com Tomás. Contudo, Beatriz diz-lhe que não vai mudar de ideias, mas a mãe desvaloriza: «Deixa-te desse disparate! Tu sabes perfeitamente que não vais a lado nenhum com o Martim.»

Beatriz defende-se e diz: «Eu tomei uma decisão e tu tens de a respeitar e acabar com este drama. É a coisa mais normal na vida, os filhos saírem de casa dos pais. Nós passamos a vida a discutir, isto não é bom para ninguém, muito menos para o Martim», afirma Beatriz.

«O Martim é meu filho»

Eduarda começa a ficar cada vez mais exaltada: «Queres abandonar a tua família, vai, mas o meu neto fica! Ele não sai desta casa, Beatriz». A discussão continua e Beatriz diz à mãe que já tem a chave da casa nova e que vai mudar-se no dia seguinte. Determinada, Eduarda ameaça: «Nem te atrevas! Já te avisei que, se for preciso, vou a tribunal lutar pelo Martim. Tu não vais afastar o Martim de mim, não vais… Ele fica comigo.»

Beatriz acusa a mãe de estar descontrolada e diz-lhe que, se continuar assim, a proibe de ver o neto. E é nesta altura que Eduarda, fora de si, faz a grande revelação: «O Martim é meu filho, vai comigo para onde eu for».

Sem perceber o verdadeiro alcance daquelas palavras, Beatriz acusa a mãe de ter enlouquecido: «Não, não é e não vai a lado nenhum que eu não deixo! O Martim é meu filho!»

«Foi o teu bebé que morreu»

Mais calma, Eduarda continua: «Não queria que soubesses, mas tu queres levá-lo daqui… E eu não consigo viver longe do Martim. O Martim é meu filho. Foi o teu bebé que morreu logo a seguir ao parto… Tu estavas a recuperar, eu fui ver os meninos e dei com o bebé morto. Tu estavas tão frágil… Os médicos diziam que não devias ter mais filhos, tive medo que não conseguisses aguentar a dor da perda, que caísses numa depressão… »

Beatriz descontrola-se e pede à mãe para parar de mentir. «Não estou a mentir, foi um impulso… Bastou mudar os meninos de berço e trocar as pulseiras», responde Eduarda. «Imaginas o que tenho sofrido todos estes anos? Criar um filho como neto? Naquele dia, sacrifiquei a minha vida por ti. Evitei que chorasses a morte de um filho, porque sei que não há dor igual a essa, à de perder um filho…»

Desesperada, Beatriz não acredita no que a mãe lhe está a contar.

Beatriz acusa a mãe de ser mentirosa

Beatriz cai em si e começa a chorar. Eduarda alega que, naquela altura, achou que estava a fazer o melhor para todos, mas acabou por perceber que foi um erro. «Cala-te! Cala-te! Por favor… Meu Deus… O meu filho… Não, não pode ser. Diz que isso é mentira», grita a ex-mulher de Tiago.

A empresária diz-lhe que fez tudo aquilo por amor, mas Beatriz questiona: «Amor?! Que amor distorcido é esse?! Que mãe é que abdica de um filho?!» Eduarda responde-lhe: «Uma mãe que ama mais os seus filhos do que a si mesma. É esse o monstro que eu sou.»

Beatriz chama-lhe mentirosa e começa a abaná-la: «Diz que é mentira! Diz! Estás a mentir!» A empresária não responde e a filha solta-a, arrasada. «O Martim é meu irmão? E o meu filho está morto?» Eduarda assente e diz-lhe que mais ninguém sabe a verdade. Beatriz fica incrédula ao perceber que o pai também foi enganado e vai-se embora, dizendo que não consegue olhar para a cara dela. A empresária pede-lhe que volte: «Beatriz, espera! Eu dei-te um filho…». Beatriz sai da sala e Eduarda fica arrasada.

 

Leia mais:
Norberto descobre quem é Diogo
Emoção em Terra Brava: Filipe confessa que não é padre e vai preso | Veja as fotos
«Tem-me custado». Martim de Terra Brava assume nervosismo com o arranque da telescola

 

Texto: Neuza Silva; Fotos: Divulgação SIC

 

Pontos de Venda das Nossas Revistas

PUB
Top