Revelados pormenores da contratação de estrela brasileira pela TVI

João Kléber contou à TV 7 Dias como foi feita a compra do seu programa “Teste de Fidelidade” pela TVI. Tudo começou com um telefonema de José Eduardo Moniz.

21 Ago 2022 | 9:00
-A +A

José Eduardo Moniz tem a fama de meter o dedo em tudo o que diz respeito à TVI e com o programa “Teste de Fidelidade” não foi exceção. Embora Cristina Ferreira seja a diretora de Entretenimento e Ficção, foi o diretor-geral que pegou no telemóvel para negociar diretamente com João Kléber a compra de emissões do programa que testa relações entre homens e mulheres no Brasil.

“O José Eduardo ligou-me e conversou comigo sobre a possibilidade de a TVI exibir quatro edições do ‘Teste de Fidelidade’. Ele perguntou-me se haveria a possibilidade de colocar o ‘Teste de Fidelidade’ em Portugal. Eu disse-lhe que sim e que ia falar com os acionistas da RedeTV!. Na verdade, os direitos de ‘Teste de Fidelidade’ para fora do Brasil são meus. Dentro do Brasil, os direitos são da RedeTV!, porque o programa foi emitido por ele. Os acionistas não colocaram qualquer objeção e foi avante”, revelou o apresentador, em declarações exclusivas à TV 7 Dias. O telefonema aconteceu aproximadamente “uma semana antes” de o formato chegar à antena da TVI. Em contrarrelógio, portanto.

“Eu tenho um bom relacionamento com o Zé Eduardo e uma admiração enorme por ele. Acho que é alguém de muito bom gosto, muito bom profissional, experiente, estrategista. É impossível dizer ‘não’ ao Zé Eduardo”, vinca João Kleber, que recusa avançar os valores do negócio. Ainda assim, deixa no ar: “É tudo negociável, mas ‘Teste de Fidelidade’ é um formato que não é um absurdo de caro e que dá resultado.”

A TVI comprou quatro emissões do formato, que já foram emitidas. Estas foram gravadas “no final de 2015 e começo de 2016” e escolhidas pelo próprio apresentador. “Eu mesmo selecionei as emissões. Como já conheço um pouco do gosto do pessoal que assiste televisão, coloquei um teste muito mais acessível e tranquilo”, analisa. “Para nossa felicidade, a estreia liderou. Foi muito bem aceite e eu fico muito feliz por isso”, realça, dizendo que recebeu “muitas mensagens” de “telespectadores e colegas” de Portugal.

Atualmente, João Kléber apresenta “Você na TV”, nas manhãs de segunda a sexta-feira, na RedeTV!, canal no qual conduz ainda, aos domingos à tarde, um formato em nome próprio. Entretanto, “comecei a gravar no Brasil uma nova versão do ‘Teste do Fidelidade’”, que vai ser transmitida “no próximo ano”. E voltar a Portugal? “Tudo é possível”, atira, garantindo, contudo, que isso “não foi falado” no telefonema com José Eduardo Moniz. “Mas as hipóteses estão todas em aberto. Aí, fica por conta da TVI e do Zé Eduardo. Ele sabe o que é melhor para a TVI”, diz, admitindo que “gostaria” de regressar à estação onde, entre 2005 e 2007, conduziu “Fiel ou Infiel”. “Seria um prazer. Como a RedeTV! é a minha casa no Brasil, a TVI é a minha casa em Portugal. Mas, a aconteceu, eu trabalharia simultaneamente em Portugal e no Brasil”, conclui.

Texto: Dúlio Silva; Fotos: Impala e Reprodução redes sociais

PUB