Poucas horas após o anúncio da morte de Sara Tavares são dados a conhecer os pormenores das cerimónias fúnebres da artista, de 45 anos, que perdeu a luta contra um tumor cerebral. A informação é partilhada pela Sony Music, editora da cantora.
Leia ainda: Catarina Furtado não aguenta lágrimas ao recordar cantora
Madalena Macedo, a influencer que tenta ganhar o MasterChef
“A nossa querida Sara partiu ontem em paz, rodeada da sua família. As cerimónias fúnebres serão reservadas apenas à família e amigos, pelo que pedimos que respeitem a privacidade deste momento de dor. Agradecemos a todos as demonstrações de amor e carinho. A Sara deixa-nos um legado único como artista e ser humano e as suas canções continuarão sempre a tocar corações. Obrigado Sara, por tanto”, pode ler-se numa publicação partilhada igualmente no Instagram de Sara Tavares.
Sara Tavares: “Celebremos os vivos em vida”
A morte de Sara Tavares deu origem a elogios à cantora que perdeu a vida aos 45 anos, vítima de um tumor no cérebro. De amigos de infância a artistas, todos fazem questão de deixar uma palavra de apreço a um talento que marcou uma geração e que faz com que muitos cantem de cor e salteado Chamar a Música, tema que levou à Eurovisão, tendo ficado num honroso oitavo lugar.
Percorrendo o Facebook de Sara Tavares encontramos muitas partilhas relacionadas com a carreira da cantora crescida em Almada e com raízes cabo-verdianas. É necessário recuar até maio de 2021 para encontrar algo mais pessoal. Nessa altura, Sara Tavares elogiava o público após um concerto, mas pedia ajuda para encontrar o cão que tinha fugido. Já em setembro de 2020, prestava homenagem a Paulino Vieira, um dos grandes nomes da música de Cabo Verde. “Celebremos os vivos em vida! Viva ele, viva nós, viva Cabo Verde”, pedia.
“Ainda ontem estávamos a brincar com as nossas Barbies falsas”
Talvez Sara Tavares não tenha sido celebrada em vida com a dimensão que o seu talento merecia, mas no momento da sua partida multiplicam-se as palavras bonitas de tantos que partilharam momento com a cantora. O destaque vai para Catarina Furtado, que não aguentou as lágrimas na gala de The Voice. É impossível também não mencionar Cláudia Lucas Chéu, escritora e amiga de infância de Sara Tavares.
“A Sara. Ainda ontem estávamos a brincar com as nossas Barbies falsas e a comer leite em pó à colherada directamente da lata, até nos doer a barriga. Foi no telhado da minha casa no Pragal que te ouvi cantar pela primeira vez. Com o cabo da vassoura a fazer de microfone. Éramos mesmo pobres. Devíamos ter uns 7 anos e a nossa amizade, alheia aos problemas que nos rodeavam, era tão alegre. Como é que é possível? Podia jurar que isto foi ontem. Querida Sara”, escreveu, partilhando uma imagem de Sara Tavares em criança. As palavras da também atriz deram origem a muitos comentários carregados de emoção de famosos e anónimos.
“Que dor”
Também Carlão, amigo da cantora, deixou uma mensagem nas redes sociais. “Que dor. Mana. Rainha. Descansa, agora”, escreve. Já Dino D’Santiago trocou as palavras por uma música gravada com Sara Tavares. Por sua vez, Eva Cruzeiro partilhou a imagem da tatuagem que tem da cara de Sara Tavares. Estes são apenas cinco dos muitos exemplos de partilhas dedicadas a Sara Tavares.
Texto: Bruno Seruca Fotos: Impala e reprodução Instagram