Marcelo Rebelo de Sousa disse hoje, à margem das comemorações do Dia da República que Cristiano Ronaldo jamais deixará de ter um papel desportivo e nacional apesar de estar «envolvido na justiça», por alegada violação da norte-americana Kathryn Mayorga.
«Não mudo de ideias quanto ao papel desportivo e nacional que alguém que hoje está envolvido na justiça teve na vida do nosso país. Isso existe e é uma realidade», afirmou o chefe de Estado, referindo-se às queixas da norte-americana de que teria sido violada, em 2009, por Cristiano Ronaldo, num hotel em Las Vegas.
Saiba mais aqui
«Está na altura do futebol ter o seu momento #MeToo»
Na revista norte-americana Time, a jornalista e ativista desportiva Shireen Ahmed escreve que «está na altura de o futebol ter o seu momento #MeToo», em referência aos escândalos de assédio sexual que abalaram o mundo no último ano. Shireen escreve que, ao contrário do que diz Cristiano Ronaldo, que apelidou o relato feito por Katryn Mayorga de «notícias falsas», «há muita substância nesta história».
A jornalista escreve ainda que existem vários relatos como este no mundo do futebol mas que são abafados e critica ainda quem, para apoiar Cristiano Ronaldo, elogia as suas qualidades como jogador. «O desempenho de Ronaldo em campo não está relacionado com o facro de ele ter alegadamente violado uma mulher. Estes dois temas não podem ser misturados».
Veja mais: Cristiano Ronaldo nega acusações de violação
A polícia de Las Vegas abriu esta semana uma investigação, na sequência das acusações feitas por Mayorga ao Der Spiegel.
Fotos: Arquivo Impala