RTP mandou farpa e TVI respondeu! Nuno Santos também já reagiu à polémica do momento

A controversa reportagem da TVI levou a RTP a responder em direto à polémica. A resposta da rival não tardou em chegar e até o Diretor de Programas criticou «o aproveitamento feito por alguns».

15 Abr 2020 | 12:30
-A +A

Foi o assunto que dominou as redes sociais nesta terça-feira. Mais do que a reportagem em si, foi o oráculo usado pela TVI para descrever a peça que mais chocou os portugueses: «Norte de Portugal mais castigado: População menos educada, mais pobre, envelhecida e concentrada em lares». A celeuma estendeu-se à política, com o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, a criticar duramente a reportagem e a recusar, depois, um convite da estação para participar no Jornal das 8. Mas também a RTP reagiu a esta polémica.

Esta é, pelo menos, a dedução que vários internautas fizeram depois de ver os instantes finais da emissão desta terça-feira, dia 14 de abril, do Jornal da Tarde. Feito a partir do Centro de Produção do Norte da RTP, nos estúdios do Monte da Virgem, em Vila Nova de Gaia, o jornalista Hélder Silva terminou o noticiário com a seguinte mensagem: «A realidade dos números não engana: hoje a região Norte ultrapassou a barreira dos 10 mil infetados […]. Sendo que há muito se sabe que o vírus não distingue a educação, a cultura, os pontos cardeais e nem sequer a pronúncia.»

Como música de fundo, o pivô da RTP1 tinha Pronúncia do Norte, dos GNR:

 

 

Nessa noite, o Jornal das 8, onde 24 horas antes nascia a polémica, abriu com um pedido de desculpas público de José Alberto Carvalho, isto já depois de, durante o dia, o Diretor de Informação da TVI se ter retratado em nome de toda a redação da estação de Queluz de Baixo.

Sérgio Figueiredo, de resto, também marcou presença no noticiário para reforçar as palavras do pivô. O editorial terminou com José Alberto Carvalho a enviar aquilo que está a ser entendido como uma resposta às palavras reproduzidas por Hélder Silva em plena antena da RTP1. «Concluo dizendo que, se estamos mesmo todos juntos, não é bonito ironizar sobre os erros dos outros», afirmou.

 

 

Também o Diretor de Programas da TVI, Nuno Santos, disse lamentar «muito o aproveitamento feito por alguns de um erro, lamentável, mas involuntário». «Ontem a TVI errou. Hoje pediu desculpas. Fez o que tinha que fazer. Só não erra quem nada faz», defendeu.

«Ver no que aconteceu discriminação ou intenção de dividir um país tão pequeno, mas tão uno como Portugal, só não me surpreende porque as coisas são o que são. Um abraço ao Sérgio e até já», rematou o responsável pela programação da TVI.

 

 

VEJA TAMBÉM:
Discurso brutal! José Alberto Carvalho revela que não pôde ir a funeral de familiar
Ana Guiomar estreia-se como apresentadora da TVI no sábado! E não vem sozinha
Emoção abala Sara Barradas! Atriz vai abaixo e comove-se em direto na TVI

 

Texto: Dúlio Silva; Fotografias: Arquivo Impala e reprodução TVI

 

ATENÇÃO!

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:
  1. aceda a www.lojadasrevistas.pt
  2. escolha a sua revista
  3. clique em COMPRAR ou ASSINAR
  4. clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
  5. introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
  6. pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

PUB
Top