Cristina Ferreira recebeu na manhã desta terça-feira, 17 de dezembro, a visita do cantor Rui Andrade n’O Programa da Cristina. O também ator surgiu acompanhado pela irmã Teresa Andrade, que atravessa uma luta com o cancro.
A irmã de Rui foi diagnosticada inicialmente com um cancro do ovário. No momento em que soube da notícia ligou para o irmão. «A primeira pessoa a quem eu telefonei foi ao meu irmão Rui», conta.
«Sem chão», Teresa não esperava que o cenário piorasse mas tal aconteceu. «Ao fazer endoscopia, porque eu só me queixava do estômago, acusou cancro do estômago. Fui operada em abril, fiz exames no mês passado [novembro] e disseram-me que eu também já tinha nos ossos», revela.
Sendo o único a saber do problema de saúde da irmã, Rui confessa que «o medo da perda» e «de não ter vivido tudo o que era suposto viver enquanto irmãos, enquanto família» se apoderou dele. «O problema é grave demais. Cancro é uma palavra que, definitivamente, assusta. Que faz pensar de outra forma», afirma o cantor.
Apesar de Teresa se considerar «bastante forte» tem noção de que «esta doença é muito perigosa». «Tenho muito medo de deixar os meus filhos», confessa, acrescentando: «Eu adoro viver, conviver, adoro a vida mas principalmente os meus filhos não os queria deixar. Acho que é muito cedo. É esse o meu maior medo.»
«A minha mãe não conseguia ver-me sem o cabelo»
Teresa contou desde o primeiro segundo em que soube da notícia com o irmão Rui. Mesmo a viver longe, o artista esteve sempre perto e foi o seu maior pilar em todo o processo, mesmo quando chegou a altura de a irmã contar ao resto da família que estava a lutar contra um problema oncológico.
A irmã de Rui confidencia que sempre gostou de falar e precisa de falar sobre o assunto. Mas explicar à família o que se estava a passar não foi fácil. Ao filho mais velho, Nuno Marinho, contou de sorriso no rosto. Já ao filho mais novo, que se apercebia de que algo de muito errado estava a acontecer, a revelação e todo o processo teve de ser explicado com todo o cuidado. Isto porque o jovem de 14 anos chegou a ouvir comentários de amigos a dizer: «a tua mãe vai morrer».
Os pais de Rui e Teresa têm acompanhado todo o processo e estão a sofrer com a filha. Teresa conta que só revelou à mãe o que se estava a passar quando estava a caminho do IPO. «A minha mãe não conseguia ver-me sem o cabelo, custava-lhe imenso», refere.
Já Rui, apesar do medo de perder diz ter percebido também «que afinal não estamos cá sempre», confessando que, felizmente, só sofreu a perda da avó e de uma tia ao longo dos seus 35 anos.
Teresa surpreendida pelos filhos em programa
Sem esperar, Teresa foi surpreendida pelos dois filhos que surgiram por detrás dos cortinados da casa de Cristina.
A irmã de Rui contava que tinha vindo para Lisboa na segunda-feira, 16 de dezembro, e que tinha aproveitado para pintar o cabelo. Teresa trocou o cinzento pela cor castanha e os filhos ainda não tinham visto a mudança da mãe.
Tio e sobrinho protagonizam momento especial
Nuno e Rui aproveitaram o momento para dedicar uma música que fala sobre amor à mãe e irmã. Enquanto Nuno tocava piano Rui cantava, chegando este último a emocionar-se enquanto olhava para a irmã.
Teresa mostrou-se emocionada e revelou sentir que tem recebido muito amor. A família e os muitos amigos têm estado presentes e, por isso, sente-se grata. A irmã de Rui aproveitou para agradecer a todos o carinho que tem recebido e deixar ainda uma certeza: «Não vou desistir, eu quero continuar a viver. Onde eu vir uma luzinha que me diga que eu posso curar-me eu vou atrás dela.»
Texto: Marisa Simões; Fotos: Arquivo Impala, Reprodução SIC e Redes Sociais