Rui desmascara Renata em “Por Ti”: “Ela quer destruir-nos!”

Em “Por Ti”, cansado das pressões da empresária, o presidente da junta revela que Renata se chama Joana e voltou para se vingar. Ela retalia e acusa-o de ter sabotado o resultado das eleições.

14 Ago 2022 | 18:50
-A +A

Em “Por Ti”, na igreja, Rui (Luís Esparteiro) não aguenta mais as chantagens de Renata (Rita Blanco) e revela: “Ela é a Joana, a filha da Clara.” Orlando (Bruno Cabrerizzo), Miguel (Fernando Luís) e outros locais olham incrédulos para Renata que pensa na melhor forma de minorar o impacto da revelação.

Amélia (Maria Emília Correia) está em choque e questiona: “O que o Rui acabou de dizer é verdade? Tu és a Joana?” O presidente da junta volta a falar e sublinha: “Claro que é verdade!” Renata levanta -se e assume: “É verdade, sim. Sou mesmo eu. A Joana desapareceu no dia em que a minha mãe morreu.” indignada, Amélia questiona: “Mas porque é que inventaste uma mãe falsa…? Aquela história da madre…” Rui não a deixa falar e reforça: “Para nos enganar! Esta mulher é capaz de tudo! Subornos, falsificações , chantagens… não olha a meios para conseguir o que quer. Ela que destruir-nos!”

Ainda em “Por Ti”

A empresária enfrenta-o e acusa: “O Rui não sabe o que diz, mas isso não é novidade. Desde criança que ele é um ser execrável que abusa dos mais fracos para se sentir o maior. Ele andava a fazer da minha vida um inferno. Ninguém sabe nada da minha vida! Não fazem ideia do que eu passei… Eu era só uma miúda, mas vocês não quiseram saber… preferiram despejar toda a vossa raiva e a vossa frustração em cima de uma mulher inocente. A minha mãe foi acusada de roubo, de adultério, tratada como um cão vadio…” Sentindo-se culpada e envergonhada, Amélia baixa o olhar. A empresária continua: “Um ano depois de termos sido escorraçadas daqui, ela morreu, triste e doente… e eu tive de me fazer à vida sozinha… uma criança ainda … Mas o que não nos mata torna-nos mais fortes. Eu podia nunca mais ter posto aqui os pés, mas se não voltasse, nunca teria paz.”

Rui e Renata continuam a trocar acusações. “Tu voltaste para te vingares, para riscares Rio Meandro do mapa!”, acusa o presidente. Determinada, a empresária afirma: “Tu forjaste a contagem dos votos para ser reeleito. E estás a usar-me como bode expiatório! O vosso excelentíssimo presidente , que não passa de um corrupto, está a desviar-vos do que interessa. Eu estou aqui para resolver o meu passado, nada tem a ver com vinganças e se alguém quiser fazer alguma pergunta, terei o maior prazer em responder.” Ficam todos em choque.

Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt); Fotos: Divulgação SIC
PUB