As filmagens da série da TVI que vai contar a vida de Rui Nabeiro, falecido a 19 de março de 2023, com 91 anos, arrancaram no passado dia 23 e vão estender-se até dia 11 de novembro. A história vai passar-se em Campo Maior, no Alentejo, a sua terra natal e será gravada em diversos locais da região, nomeadamente, a fábrica, a quinta, a escola, entre outros.
Veja ainda: Filho de Margarida Vila-Nova em série
Com realização de Leonel Vieira, Senhor Rui – Um Homem do Povo é a história real de uma das personagens mais carismáticas do nosso país. O menino sonhador, criado no Alentejo rural nos primeiros anos de ditadura, foi também o jovem habilidoso que vingou no contrabando, o homem visionário que expandiu internacionalmente o seu pequeno negócio de café, o político que criou inimigos e se viu a braços com a justiça, o homem condecorado Comendador, por nunca esquecer que a riqueza e o poder devem servir a comunidade. O seu povo.
O sogro como colega de escola
São vários os episódios que marcaram a sua vida. O ter frequentado a escola, numa época em que poucos o faziam, e ter como colega o seu futuro sogro, muito embora a diferença de idades. Trabalhar de noite na torrefação quando tinha apenas 13 anos. A morte do seu pai (alguém que o marcou bastante), aos 17 anos. A guerra civil de Espanha. O contrabando. O seu lado visionário que o faz tornar-se independente do tio. Presidente de Câmara no Estado Novo, boicotado pelos grandes proprietários. Novamente presidente da Câmara, depois do 25 abril. E perseguido pela justiça, em 85, com o povo a defendê-lo, em ambiente de enorme tensão. Sem esquecer a sua forte ligação a Angola e Timor, onde viveu aventuras arriscadíssimas pelos negócios, mas também pelo bem-estar das populações. A história de alguém que veio do nada e se torna poderoso e influente, é já por si apelativa. Mas poucas vidas como esta reúnem tantas peripécias, riscos e negociações de vida ou morte, que se escreveram em paralelo com a história atribulada do País. É caso para dizer que a realidade pode em nada ficar a dever à ficção. E isso é só mais uma razão para que a ficção não perca histórias como esta.
O papel de Rui Nabeiro será protagonizado por três atores diferentes. Em criança será feito por Salvador Pires, em jovem por Afonso Lagarto e na fase adulta por José Raposo. Alice, a sua mulher também terá um papel importante na série e será igualmente interpretado por três pessoas. Em criança será Lara Chelinho, em jovem por Ana Guiomar e na fase adulta por Carla Andrino.
Já os filhos do comendador, João Manuel e Helena Maria, vão ser protagonizados por Ricardo Raposo, o filho de José Raposo, e por Diana Marques Guerra. O neto, Rui Miguel,que continua a dar sucesso à empresa da família, vai ser desempenhado por Diogo Lopes.
O elenco conta ainda com vários nomes de peso da ficção nacional, entre eles, Sara Barradas, Anabela Brígida, Dinarte Branco, Marco Delgado, Rodrigo Costa, Luís Simões, Tiago Teotónio Pereira, Diogo infante, Joaquim Nicolau, Eurico Lopes, Gonçalo Portela, António Melo, Sofia Espírito-Santo, Ana Brandão, Adriano Carvalho e Hugo Mestre Amaro.
Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt); Fotos: Arquivo Impala