Rui Unas arrasado por entrevistar arquiteto Tomás Taveira. Humorista já reagiu

Rui Unas foi arrasado por convidar ao seu podcast “Maluco Beleza” Tomás Taveira, o arquiteto que protagonizou o maior escândalo sexual nos anos 80, em Portugal.

23 Abr 2021 | 16:40
-A +A

Como é habitual, Rui Unas revelou nas redes sociais nesta quarta-feira, dia 21 de abril, o próximo convidado do seu podcast “Maluco Beleza”. Porém, o anúncio do arquiteto Tomás Taveira e as palavras que lhe foram dirigidas pelo ator da SIC não foram bem vistas e criaram uma onda de revolta contra o também apresentador. O comediante foi criticado por promover as “asneiras” da figura polémica.

Na sua conta oficial do Instagram, Rui Unas publicou uma foto onde se mostra ao lado do entrevistado e escreveu na legenda a seguinte descrição: “Ícone. Tomás Taveira. 82 anos. Um homem não pode ser definido apenas pelas asneiras que fez na vida. Estar à conversa uma hora com o Arquiteto Tomás Taveira é conhecer um espírito livre, de uma cultura imensa, sentido de humor e uma referência absoluta na arquitetura em Portugal. Se vai ao Maluco Beleza… ele é Maluco Beleza para isso…”

Os elogios tecidos pelo comediante à personalidade portuguesa foram alvo de duras críticas por parte dos seguidores. “NÃO!!!! Definitivamente não!!!! Não quero saber mais nada sobre essa pessoa, obrigada!”; “Apenas pelas asneiras que fez? Unas, que desilusão! Menos uma seguidora! Estudasses!”; “Digam-me que mais alguém está num profundo choque com esta publicação e a questionar toda a admiração pelo trabalho e bom senso do Unas. ‘Asneiras na vida’?”; “Quando a crise de meia-idade atinge tanto ao ponto de se promover abusadores sexuais”, foram alguns dos comentários feitos.

No Twitter também não faltaram reações a esta publicação, entretanto eliminada por Rui Unas das redes sociais. Rita Marrafa de Carvalho foi uma das pessoas a pronunciar-se sobre o assunto. “O que Taveira fez não foram asneiras. Isso faço ao comer entremeada ou beber dois copos de vinho. Filmou sem consentimento. Usou a posição de poder. Humilhou. Chantageou mulheres e foi o namorado de uma que o denunciou. Não foram asneiras. Foram crimes”, retorquiu a jornalista da RTP.

Seguiram muitas outras contestações na plataforma digital. “Na mesma semana em que assédio no mundo a televisão é o mote, o rui unas põe uma foto ao lado do Taveira a minimizar as violações que fez a simples “asneiras”. é que nem quando se fala do tópico se conseguem consciencializar. Fo***”; “O Rui Unas acabou mesmo de chamar “asneiras da vida” a abusos sexuais num post de glorificação e normalização dos atos de Tomás Taveira – um predador que usou a sua posição para coagir mulheres a ter sexo com ele. Fo***, que mundo é este?”; “O branqueamento que o Rui Unas fez ao mau gosto, à feiura e aos abortos arquitetónicos do Tomás Taveira, com aquele post, fazem merecer toda a censura social” são outros exemplos dos comentários feitos ao ator de “Amor Amor”.

Rui Unas pede desculpa: “O melhor é retratarmo-nos e, humildemente, corrigir”

Perante avalanche de reações depreciativas a Rui Unas, o rosto da estação de Paço de Arcos reagiu num instastory e pediu desculpa publicamente. “É, de facto, complicado, e nunca conseguirei explicar completamente o que quis dizer. Mas uma foto, uma imagem, tem sempre uma mensagem”, começou por escrever.

“Se a mensagem é mal interpretada por muitos e até contrária aos teus princípios, o melhor é retratarmo-nos e, humildemente, corrigir. Creio que conhecem o suficiente para saberem em que lado da trincheira estou”, findou o ator.

É de assinalar que arquiteto Tomás Taveira viu-se envolvido num grande escândalo sexual, em 1989, que chocou País inteiro. Foram descobertas gravações caseiras em cassetes de vídeo no seu escritório nas Amoreiras – edifício idealizado pelo próprio – onde aparecia a ter relações com várias mulheres. Tais provas foram enviadas e divulgadas por uma revista semanal portuguesa. A polémica levou-o a um afastamento público, até agora ser convidado de Rui Unas.

Texto: Carolina Sousa; Fotos: Redes Sociais

Veja também:
Segredo revelado: Rui Unas recusou apresentar “Big Brother” com Teresa Guilherme
Rui Unas recorda passado de Teresa Guilherme em jeito de “boca”: “Tinha muita fama”

 

PUB
Top