Rui Unas revela: “Sou um racista em desconstrução”

Este é o mote de uma iniciativa humanitária do movimento ‘EM DESCONSTRUÇÃO’, que luta para combater e consciencializar sobre preconceitos estruturais. Rui Unas é uma das caras da campanha.

29 Nov 2020 | 15:10
-A +A

Rui Unas é um dos artistas mais reconhecidos de Portugal. Ele canta, dança, é ator, tem um podcast e é também um “porta-voz” no que às causas diz respeito.

Já o fez contra a violência doméstica, quando interpretou Heitor em “Nazaré”, da SIC, onde agredia brutalmente a esposa – papel vivido por Bárbara Norton de Matos – e agora fá-lo em relação ao racismo.

“Fui crescendo no seio da normalização do preconceito ‘racial'”

 

“Nasci em 1974… nos anos 80 o racismo propagava-se livremente, nas anedotas, nas histórias que ‘os pretos fizeram isto ou aquilo’, apontava-se na rua quando se via um casal de negro/negra com branca/branco. E fui crescendo no seio da normalização do preconceito ‘racial’“, começa por escrever no Instagram.

E continua: “Não sei em que momento comecei a desconstrui-lo, mas seguramente foi quando o assumi, mesmo sendo não consciente e não intencional. É o primeiro passo de um processo de transformação contínuo. É chocante e desconfortável, mas é a verdade”, assume.

“É muito errado fazer classificações com base na raça”

 

O artista  é casado com Hanna – mulher com tom de pele mais moreno – há 16 anos e realça que todos temos de estar atentos a este processo de “desconstrução”: “Hoje, mais do que nunca, quando os extremos se expressam e normalizam o que não pode ser ‘normalizável’ numa sociedade evoluída, urge essa desconstrução. De todas as partes.”

E faz um apelo aos seguidores: “Vamos partir apenas de uma premissa: É muito errado fazer classificações e distinções com base na raça porque biologicamente não existem raças humanas.”

Combater os preconceitos estruturais

O ator deu a conhecer que esta partilha e desabafo vão ao encontro da “iniciativa humanitária do movimento ‘EM DESCONSTRUÇÃO’, que luta para combater e consciencializar sobre preconceitos estruturais.”

No cartaz da campanha, aparece uma imagem de Unas a dizer: “Sou um racista em desconstrução!”

Veja a fotografia na nossa galeria.

Texto: Andreia Costinha de Miranda; Fotos: Reprodução Redes Sociais
Leia também:
Rui Unas é alvo de mensagem de ódio que denuncia: “Não vales o ar que respiras”

PUB
Top