O nome dispensa apresentações. Rui Vilhena é autor de grandes sucessos na ficção nacional e há quase 20 anos foi pelas suas mãos que saiu uma das novelas que se tornou num verdadeiro fenómeno de audiências e que ainda hoje faz parte do imaginário dos portugueses. Quem não se lembra da vilã Luiza Albuquerque? Ou do mistério de quem matou António? E do segredo em volta disso que só foi revelado no último episódio e a cassete que tinha o final foi levada para a TVI por seguranças. Agora o projeto está de volta e reúne grandes nomes da representação como Lúcia Moniz, Guilherme Filipe, Maria José Paschoal, Marco Delgado, Benedita Pereira, Pedro Sousa, Paulo Rocha, Laura Dutra, Gonçalo Waddington, Leticia Spiller, Rodrigo Trindade, entre outros.
Margarida Vila-Nova tinha sido apontada para o papel de Luzia Albuquerque, anteriormente, interpretado por Alexandra Lencastre, mas de acordo com fonte ligada ao projeto: “A Margarida já não entra e agora é a Joana Seixas que fará de vilã. A atriz continua com uma boa relação com a TVI, mas foi incompatibilidade de agenda.”
Rui Vilhena que em declarações à imprensa já tinha manifestado o agrado de ter Margarida Vila-Nova na sua história, explica agora que: “O elenco em todas as produções é sempre um consenso geral, não é? Não é uma pessoa que escolhe. Nós temos a plural, temos a TVI, temos o editor, o autor. É como para escolher o papa, é um consenso”, adiantando ainda: “É pena, a Margarida é uma excelente atriz, mas eu acho que a gente tem que pensar no elenco que nós temos, não em quem não foi possível, mas em qualquer produção isso é normal. Há sempre um entra e sai, ou às vezes alguém que é escalado por um papel, e depois acaba fazendo outro, e isso é normal em todas as produções que eu tenho estado. Sempre acontece. Sempre. Não é nada, assim, de diferente. Aliás, não é só comigo, nós pensamos em várias produções, já não é a Glória Pires, já é outra, ou já não é o Tony Ramos.”
“Isto é surpresa. Quem sabe?!”
Sobre o projeto, o autor afiança que: “O público pode esperar muitas surpresas. Vão matar a saudade de uma história que marcou bastante e que eu acho que há uma expectativa muito grande para rever essas personagens da história. E vem com uma nova roupagem. Já se passaram 20 anos, então, a morte do António, serão novos suspeitos, novas motivações, portanto, a trama é a mesma, mas ela vem com uma roupagem completamente diferente.”
O elenco é novo e o grande mistério é se Alexandra Lencastre fará alguma participação. Rui Vilhena prefere não desvendar e afirma: “Isto é surpresa. Quem sabe?!”
Para já a história terá 20 episódios mas tudo depende do sucesso da série, pois a história poderá estender-se, como revela o autor. “Bom, os 20 episódios já estão escritos, não é? E há a possibilidade de haver uma segunda temporada, uma vez que vai ter uma cooperação Prime Vídeo com a TVI, e tudo que vai para o stream é sempre uma possibilidade.”
Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt) Fotos: Arquivo Impala