Rui Vitória elogia Arábia Saudita: «Governo tomou decisões muito rápidas»

A viverem no Médio Oriente há pouco mais de um ano, Rui Vitória e a mulher elogiam as medidas tomadas pelo governo saudita aquando os primeiros casos de covid-19.

03 Abr 2020 | 17:10
-A +A

Rui Vitória e a mulher, Susana Barata, estão atualmente ‘presos’ em casa, como milhares de portugueses. Com uma diferença: estão a milhares de quilómetros de Portugal, na Arábia Saudita. O treinador e a professora entraram em direto n’O Programa da Cristina para relatarem como está a ser a experiência de viver em quarentena nesta fase.

O ex-técnico do Benfica explica que, mesmo com o campeonato suspenso, iriam sempre continuar naquele país. «As miúdas também têm a escola aqui, que está suspensa, e temos estado a aguardar. Nem houve hipótese de decisão de voltar para casa», conta Rui Vitória. «Mesmo que houvesse hipótese, o espaço aéreo está fechado há 3 semanas», esclarece a mulher do treinador.

O treinador do Al-Nassr elogia as autoridades sauditas por terem sido rápidas no combate à pandemia. «O governo tomou decisões muito rápidas e não teve muitas dúvidas. Os casos aqui são menos do quem Portugal. Ainda mais cedo do que no nosso país, foram fechando tudo. Começaram a impor horas de recolher obrigatório», relata Rui Vitória.

O casal, que tem três filhos em comum (Santiago, Joana e Matilde), elogia também as medidas punitivas aplicadas aos infratores, que começam multas de 2500 euros e vão até 21 dias de prisão. Apesar das saudades de Portugal, Rui e Susana afiançam que se sentem em segurança naquele país.

«É evidente que gostávamos de estar junto da nossa família mas aqui também sentimos essa segurança. Em termos hospitalares, tem muita qualidade. Os mecanismos estão perfeitamente definidos e sentimos também que há uma supervisão muito grande. Eles estão a acompanhar muito bem isto e jogaram sempre na antecipação».

A viver num condomínio fechado com mais portugueses, alguns dos quais também ao serviço do Al-Nassr, o casal sente-se privilegiado por ter companhia de compatriotas. No entanto, a mulher de Rui Vitória faz questão de salientar que nem toda a gente tem a mesma sorte. «Nós temos a sorte de estarmos em família, torna-se sempre mais fácil de ultrapassar estas tormentas. Dou uma palavra de coragem e de força para todos os portugueses que se encontram aqui sozinhos. Para eles, imagino que estar aqui sem o apoio da família deva ser muito mais difícil do que para nós».

A Arábia Saudita regista, até ao momento, 21 mortes por covid-19 e quase 2000 casos de infetados. O país tem 34 milhões de habitantes, números oficiais que não incluem trabalhadores estrangeiros com visto e imigrantes ilegais. Em Portugal, esta sexta-feira, 3 de abril, há 9886 pessoas infetadas com o novo coronavírus, 246 mortes e 68 recuperados. Nas últimas 24 horas, foram confirmados mais 852 casos e 37 mortes.

Texto: Raquel Costa | Fotos: redes sociais e Arquivo Impala

 

Veja mais:
Rui Vitória sofre acidente na Arábia Saudita e precisa de assistência médica
Rui Vitória já não é o TREINADOR do Benfica

 

ATENÇÃO!

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:
  1. aceda a www.lojadasrevistas.pt
  2. escolha a sua revista
  3. clique em COMPRAR
  4. clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
  5. introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
  6. Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

PUB