Sabia que andar para trás faz bem? Nós mostramos-lhe o motivo

Já ouviu dizer que caminhadas diárias de 30 minutos são ótimas para a saúde. E se lhe dissermos que andar para trás também é bom? Fique a saber o que tem a ganhar.

31 Dez 2022 | 8:10
-A +A

Certamente que já ouviu dizer que caminhadas diárias de 30 minutos são ótimas para a saúde. Aquilo que talvez desconheça é que andar para trás é algo que lhe fará maravilhas. Esta é a conclusão de um estudo inicial, partilhado no Journal of Physical Therapy Science. Agora, um outro trabalho, publicado na Parade, vem revelar os benefícios de caminhar para trás. Em especial para quem lida com problemas neurológicos.

Ainda assim, existem alguns dados a ter em conta antes de começar a andar para trás. “O nosso corpo não está acostumado a andar para trás, por isso requer um nível mais alto de estabilidade para o equilíbrio”, começa por salientar Noelle McKenzie à publicação. “Quando anda para trás, o centro de gravidade muda ligeiramente, o que ajuda a melhorar a estabilidade e o equilíbrio”, acrescenta Sarah Pelc Graça. “Andar para trás força-nos a estar mais presentes e focados, já que não é tão natural quanto andar para frente”, salienta Esther Avant.

Andar para trás não é indicado para tudo

Perante isto, se deseja colocar em prática as caminhadas para trás, é indicado que o faça num percurso plano. Poderá fazê-lo na rua ou, se estiver num ginásio, numa passadeira. Sendo que esta opção exige alguns cuidados. Já o ritmo deverá ser mais lento. Se está com receio de arriscar, comece por andar para trás junto de uma parede. Algo que irá permitir que se apoie e ganhe confiança.

Por fim, um dado de extrema importância. Muitas pessoas recorrem às caminhadas para queimar calorias. Se este é o seu desejo, esqueça as caminhadas para trás. Os especialistas realçam que este não é o objetivo deste tipo de andar. Que é ideal para aprimorar o equilíbrio.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Shutterstock
PUB