Os segredos da HISTÓRIA DA GASTRONOMIA PORTUGUESA na RTP1

Contagem decrescente para a estreia do programa da RTP1 que irá apimentar e adoçar a boca dos portugueses. Kiko Martins e Ljubomir Stanisic são dois dos chefs que o levarão nesta viagem ao passado.

18 Mar 2019 | 20:15
-A +A

O Museu de Lisboa foi o lugar escolhido pela RTP para a apresentação do novo programa a História da Gastronomia Portuguesa. Com data de estreia marcada para o 23 de Março, às 22h00, na RTP1, o programa pretende desvendar as origens e tradições de uma das gastronomias mais ricas do mundo, a portuguesa.

Ao longo de seis episódios, um elenco de luxo composto por seis chefs e seis historiadores vai levar os telespectadores numa viagem ao passado da nossa gastronomia.

Com  Ljubomir StanisicChef Kiko Martins, Nuno Bergonse, Marlene Vieira, Diogo Noronha e Susana Felicidade, o formato viaja pela nossa própria história, descobrindo e investigando livros antigos de culinária portugueses, desde as cozinhas reais às cozinhas comuns, do séc. XVI até ao séc. XX.

«Durante este processo a altura que me marcou mais nem foi em Portugal. Foi quando fomos a Florença para ver o primeiro livro de receitas portugueses» partilhou Kiko Martins.

 

Veja mais:Ljubomir Stanisic faz REVELAÇÕES sobre VIDA SEXUAL!

 

Cada episódio será comandado por um chef, o qual confecionará com todo o rigor e métodos da época, uma receita à sua escolha correspondente ao século que lhe foi destinado.

Marlene Vieira não teve a tarefa facilitada. Apaixonada e especializada em doçaria a sua escolha recaiu sobre a receita de alfitetes, uns pastéis com um recheio doce à base de amêndoas e grão. «Era feito por freiras nos conventos, no século XVII, e era muito difícil. Descobri tanta coisa desde como se faziam os primeiros fios de ovos. Eram feitos com casca de ovo» desvendou a chef. «Como é que alguém se lembra de fazer fios de ovos com casca de ovo?» rematou.

Ljubomir Stanisic foi o único que não marcou presença mas ficou encarregue do primeiro dia do programa da RTP1 com uma receita do século XX.

 

Veja ainda:Kiko Martins sobre o ‘concurso’ da NASA: «É UMA LOUCURA!»

 

«No futuro iremos comer mais insetos»

 

Com tanta história os nossos especialistas não resistiram em partilhar as previsões para o futuro. Além das grandes mudanças tecnológicas houve uma previsão que ficou a ecoar e nos deixou a pensar  «No futuro iremos comer mais insetos e outro género de proteínas» afirmou, sem qualquer dúvida, o chef Kiko Martins.

Texto: Joana Caçador | Vídeo: João Rui Silva

PUB
Top