Segunda semifinal do Festival da Canção ESTÁ À PORTA! Eis tudo o que precisa de saber

NBC, o favorito, e João Couto, o único no papel de substituto, são dois dos intérpretes que vão pisar o palco do Festival RTP da Canção. Mas há mais.

22 Fev 2019 | 19:20
-A +A

A segunda e última semifinal do Festival RTP da Canção 2019 acontece na noite deste sábado, 23 de fevereiro, e no final dela serão conhecidos os últimos quatro finalistas da 53.ª edição do histórico certame de música.

A gala será conduzida a partir do Estúdio 1 da RTP, em Lisboa, por José Carlos Malato e Jorge Gabriel, que sucedem a Tânia Ribas de Oliveira e Sónia Araújo, as mesmas parelhas que conduziram, no ano passado, estas eliminatórias.

 

Veja também: NBC é favorito na segunda semifinal do Festival RTP da Canção: «É um SONHO ANTIGO»

 

À semelhança da primeira, esta semifinal poderá ser acompanhada pelos espectadores através da RTP1, RTP Internacional, RTP África e RTP Play, plataforma em que, em parceria com a estação de rádio Antena 1, será ainda feita uma emissão em que poderão ser acompanhados os bastidores do evento.

 

Ao palco subirão, por esta ordem, os intérpretes:

 

Lara Laquiz, com o tema O Lugar, de André Tentúgal;

 

Dan Riverman, com o tema Lava, de Miguel Guedes;

 

Mariana Bragada, com o tema Mar Doce, da sua autoria;

 

João Couto, com o tema O Jantar, de Pedro Pode;

 

Madrepaz, com o tema Mundo a mudar, de Frankie Chavez;

 

Surma, com o tema Pugna, composto pela própria;

 

Mila Dores, com o tema Debaixo do luar, de Rui Maia;

 

NBC, com o tema Igual a ti, da sua autoria.

 

Em termos de popularidade no YouTube, plataforma de vídeos na qual a RTP disponibilizou na íntegra, pela primeira vez antes das galas, as 16 canções a concurso, é a de NBC que segue em frente, com cerca de 140 mil visualizações. Entre as suas concorrentes, só a de Surma ultrapassa também a barreira dos cem mil acessos.

 

Os quatro primeiros finalistas

 

No passado sábado, dia 16, foram conhecidos os primeiros quatro intérpretes com lugar garantido na final do Festival RTP da Canção 2019, que será apresentada, a 2 de março, por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim, na Portimão Arena.

 

Veja também: Vasco Palmeirim e Filomena Cautela: 2019 É DELES!

 

São eles Matay (com o tema Perfeito, composto por Tiago Machado), Conan Osíris (a cantar Telemóveis, da sua autoria), Calema (intérpretes e compositores de A Dois) e Ana Cláudia (com a canção Inércia, dos D’Alva). O primeiro foi o favorito do júri, que nesta edição volta a ser presidido pelo apresentador Júlio Isidro. Já os espectadores, através do televoto, atribuíram a pontuação máxima, de 12 pontos, a Conan Osíris – a gravação de Telemóveis já ultrapassou, no YouTube, a vertiginosa meta dos dois milhões de visualizações e a atuação na primeira semifinal já soma mais de um milhão.

 

Veja também: De vencedor de Ídolos a concorrente do Festival RTP da Canção: «Para mim, já venci»

 

Texto: Dúlio Silva | Fotografias: Divulgação RTP e reprodução redes sociais

PUB
Top