Sem surpresas! Já se sabe o nome do programa de Goucha nas tardes da TVI

O novo programa de Manuel Luís Goucha, a ser exibido nas tardes da TVI, já tem nome oficial. À semelhança da sua futura rival Júlia Pinheiro, o apresentador vai conduzir um programa em nome próprio.

23 Nov 2020 | 17:52
-A +A

“Goucha” é, sem grandes surpresas, o nome dado ao próximo programa de Manuel Luís Goucha. No início do próximo ano, o apresentador vai deixar as manhãs da TVI e assumir a condução do novo programa das tardes da estação de Queluz de Baixo, em substituição de “A Tarde é Sua”. Um formato em nome próprio com estreia marcada para o dia 4 de janeiro.

O desafio, segundo o anfitrião do próximo vespertino da TVI, é começar “um programa novo, num horário novo”, até porque a sua vida não vai mudar muito. “Apenas a preparação. Em vez de preparar o programa de tarde, começo a prepará-lo de manhã, no próprio dia”, disse, num encontro com os jornalistas, assegurando que pretende continuar a levantar-se bem cedo. “Deito-me às 21h00 e acordo às 07h00.”

 

Goucha sem rodeios: “Estou-me nas tintas para a liderança”

 

Ao fim de 29 anos, começar um programa diferente é o que lhe traz grande entusiasmo. “Eu nem sei se são os mesmos portugueses que estão nesse horário. Acho que não. Terá franjas da manhã e públicos diferenciados. Isso é que é bom: começar”, afirmou o apresentador, garantindo que não está preocupado com as audiências.

“Eu não tenho de provar nada. Acho que já dei as provas do profissional que sou. Depois – sei que isto incomoda muito as direções -, estou-me nas tintas para a liderança. É claro que eu quero fazer muito bem, o melhor que sei, o melhor que posso, com os meios que tenho ao meu dispor. Quero divertir-me. É o mais importante, caso contrário, não faz sentido”.

Quanto ao facto de ter Júlia Pinheiro na concorrência, ela que também conduz um programa com o seu nome nas tardes da SIC, Manuel Luís Goucha disse que não vai pensar muito nisso.

“Nós já estivemos oito anos de manhã a combater a Júlia e, se há pessoa de quem eu gosto na televisão – e gosto de poucas – , é dela, por isso, ela está a fazer o seu melhor, ainda por cima num horário algo fidelizado entre ela e a Fátima [Lopes], mas a Fátima sai deste horário. Portanto, eu não vou pensar nisso. Irei fazer o meu trabalho apaixonadamente, assim como a Júlia o faz e sempre o fez. Tal como a Tânia [Ribas de Oliveira]. É curioso, um homem entre duas mulheres”.

 

Manhãs entregues a Cláudio e Maria

 

Goucha sabe que o caminho faz-se caminhando, logo, não terá saudades das manhãs, até porque as mesmas ficarão bem entregues a Maria Botelho Moniz e Cláudio Ramos, no programa “Dois às 10”.

“Quer melhor garantia do que entregar um projeto a duas pessoas que sempre sonharam com ele? Não conheço a Maria tão bem assim, mas eu sei que há muitos anos era o sonho do Cláudio. Há 20 anos, estava ela no programa ‘Noite Marcianas’, deslumbrado com o mundo da televisão, foi a ‘Praça da Alegria’ e disse: ‘É isto que eu quero fazer!’”, contou, acrescentando: “Ele vai para o lugar que estava à espera dele e que ele quis”.

Sobre a sua saída da televisão, Manuel Luís Goucha referiu que, após terminar o seu contrato de quatro anos para programas diários, tenciona abrandar o ritmo. Como e quando ainda não sabe. Uma coisa é certa para o apresentador: “Quero gozar o que tenho sem andarilho”.

 

Cristina Ferreira: “Este é o momento de o Goucha brilhar sozinho”

 

Cristina Ferreira mostrou-se feliz com esta mudança, até porque, na altura da sua saída para a SIC, chegou a dizer a Goucha, de 65 anos, que ele “deveria ter acabado as manhãs” nesse altura. Ele decidiu continuar, “apesar do conselho”.

“Acho que já está na altura de o Manel mostrar, sozinho, aquilo que ele é enquanto comunicador e fugir um bocadinho do registo das manhãs, que é um bocadinho um registo mais leve, mais ‘apalhaçado’, que permite brincadeiras que são muito mais fáceis de construir em dupla. Este é o momento de brilhar sozinho, num programa que terá o seu nome. Toda a gente dizia que ia ao programa do Goucha e não ao ‘Você na TV!’”, referiu a diretora de Entretenimento e Ficção da TVI.

 

Texto: Ana Lúcia Sousa e Carla S. Rodrigues; Fotos: Reprodução redes sociais
PUB