Senhora do Mar: Após encontro na ilha, Judite teme pela vida de Joana

Ao conversar com a filha, Judite percebe os motivos para ter mudado de identidade e arrepende-se de ter revelado o seu nome. Contudo, Joana acalma-a e afiança que Manuel resolve o problema.

14 Abr 2024 | 14:00
-A +A

Desesperada por encontrar a filha, em Senhora do Mar, da SIC, Judite (Marina Mota) mostra a foto dela a várias pessoas e diz que se chama Joana (Sofia Ribeiro) e desapareceu de Lisboa, sem saber que ela mudou de identidade por segurança e na ilha Terceira se chama Natália. Mais tarde, já depois do reencontro, as duas estão no hotel à conversa. As duas discutem porque Judite não aceita que a filha tenha um relacionamento com um homem e esteja grávida de outro, Joana vem irritada do quarto da mãe e encontra-se com Manuel (Afonso Pimentel) na receção do hotel, pedindo-lhe que a leve para casa. Nessa altura, Judite chega e vê a filha com Manuel. Joana sente-se na obrigação de os apresentar.

Nisto, Óscar (Graciano Dias) surge e afirma a Judite que fica feliz por esta já ter encontrado a filha Joana, o que deixa a namorada de Manuel em pânico, percebendo que a mãe falou de mais, ao revelar o seu verdadeiro nome. Enquanto Manuel vai falar à parte com Óscar e lhe pede descrição no caso de Joana, esta e a mãe conversam um pouco exaltadas. “Não imaginei que andavas a dar um nome falso… tu sabes que isso é crime, filha?”, diz-lhe a mãe. A filha responde que sim e Judite acrescenta: “Eu não te eduquei para esta vida, Joana… para andares fugida como uma criminosa, a mentir às pessoas.” A veterinária pede-lhe que páre e questiona com quem ela falou mais. Judite revela que falou também com uma camareira do piso dela. Judite diz-lhe que não sabia que ela andava fugida e que foi por isso que andou com uma fotografia sua para a tentar localizar.

Ainda em Senhora do Mar

Enquanto isto, Óscar conversa com Manuel e o vaqueiro pede-lhe: “Vou contar-te uma coisa… E tu vais jurar que vais manter segredo e discrição. Posso confiar em ti, Óscar?” O gerente responde que sim e Manuel frisa: “Estão em jogo duas vidas…A Joana chegou à Terceira há uns meses. Fugiu de uma situação muito complicada no continente.” Óscar olha-o tenso. “Estava muito frágil e eu dei-lhe guarida… Ela vive comigo e… estamos juntos. Somos um casal. Só que ela está aqui na ilha sob outra identidade… Corre risco de vida. Por isso, para todos os efeitos ela chama-se Natália… Entendes?”, afirma Manuel. Óscar assente.

Nisto, Joana aparece e revela: “A minha mãe também falou com uma camareira… Contou-lhe a história toda.” O gerente comenta que deve ser a Márcia (Anabela Moreira) e diz para não se preocuparem, pois fala com ela. A veterinária sai e volta para ao pé da mãe. “Pus-te em perigo!”, lamenta Judite, muito aflita. A filha diz-lhe que ela não tinha forma de saber o que se passava e que Manuel está a resolver o problema. “O Manuel é um dos donos deste hotel. O Óscar trabalha para a família dele. Vai ajudar-nos a localizar a camareira e vai falar com ela”, acrescenta. Judite olha-a, perplexa e questiona: “O Manuel é rico?” Joana alega que o dinheiro neste caso não interessa para nada e a mãe não concorda. De seguida, vão para o quarto, na companhia de Manuel, a quem Judite já olha com outros olhos.

Texto: Neuza Silva (Neuza.silva@impala.pt)
Fotos: Divulgação SIC
PUB