Na reta final da novela Senhora do Mar, as emoções estão ao rubro. O dia é muito feliz para Flávia (Mariana Pacheco) e Jaime (Tomás Alves), que vão finalmente casar.
A cerimónia começa por ser nas estufas e depois da cerimónia no civil, o casalinho segue para a igreja, onde os espera os inúmeros convidados. Porém, é nas estufas que Luísa (Manuela Couto) os observa a casar. Quando termina a cerimónia na igreja, os noivos regressam às estufas, na companhia de todos os convidados, para o tão desejado copo de água. Mas quem volta a aparecer, sem ser convidado, é Luísa. Lurdes (Ana Lopes) vê-a e liga para a inspetora Antunes (Margarida Cardeal).
Nisto, Susana (Ana Marta Ferreira) também vê a mãe, disfarçada de empregada, e vai ao seu encontro. “Não podia faltar ao casamento do meu filho…Dizem que dá azar…”, afirma Luísa. A filha encara-a e diz-lhe: “O que dá azar é vires aqui, assim… Depois de tudo o que fizeste.” Firme, a mãe afiança: “Não fiz nada que me arrependa. Estava a pensar no que é melhor para vocês. Uma mãe faz o que pode. Que é tudo o que estiver ao seu alcance.” Susana desaprova, zangada e pede: “Por favor, mãe! Vai-te embora antes que isto descambe.” No entanto, Luísa diz que só vai embora quando vir Jaime. Arrasada, a filha volta a pedir: “Ele não vai gostar nada de te ver aqui. Não estragues o dia mais feliz da vida dele.” Ao que a mãe afirma: “Nem pensar! Não arrisquei tudo para nada. Vim ver o teu irmão e só saio daqui quando isso acontecer. E se tu dizes a alguém que eu estou aqui arrependes-te!” A filha olha-a, em choque e pergunta: “O que é que me fazes? Matas-me, como fizeste com o meu pai?” Luísa dá-lhe uma forte estalada. Nessa altura, Antunes chega às estufas e diz: “Venha connosco… Sem alarido… sem escândalo… Acabou. Vai finalmente responder por todos os crimes que cometeu.” A vilã olha-a desafiadora, pega numa tesoura de podar e a agente diz-lhe: “Se fizer isso, um destes homens vai ter de disparar sobre si. Venha connosco… Sem alarido, sem escândalo, acabou.” Luísa acaba por ir com os agentes.
Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt);
Fotos: Divulgação SIC