A dependência de séries televisivas está a ser tratada por especialistas em saúde mental como um vício e é uma das novas dependência do Século XXI. Maria Serra Brandão, psicóloga e especialista na área do sono, explica que este vício pode interferir com várias coisas na nossa vida social e, claro, no sono.
À TV 7 Dias, a psicóloga, que recentemente lançou o livro, Soluções Para Noites Tranquilas, alerta que “os estímulos que mais perturbam o sono são os écrans e alguns dos seus conteúdos”.
“Está mesmo a ser considerado vício”
Alguns desses conteúdos, como as séries, podem ser altamente viciantes. E os sintomas não se fazem esperar. “Uma pessoa está a ver uma série e já está a querer ver outra. Isto leva aqui a uma espécie de um vício, que está mesmo a ser considerado vício”, prossegue.
“As pessoas ficam ansiosas se não continuarem a ver”
Isto acontece de tal forma que muitas pessoas, jovens e adultos, “já começam a apresentar sintomas de privação do sono”, conta a Maria que avisa que após muita exposição a estes conteúdos “As pessoas ficam ansiosas se não continuarem a ver ou se tiverem de interromper.”
Este alerta surge numa altura em que a Marktest lançou os resultados de um estudo sobre consumo de televisão. Em 2022, cada português passou em média, 5h e 21m, por dia, a ver televisão, menos 17 minutos do que em 2021.
Leia a entrevista à psicóloga na edição da TV 7 Dias, que já está nas bancas e saiba mais sobre o sono.