SIC acusada de xenofobia por causa de personagem de Luana Piovani. Caso chega ao Brasil

O episódio do passado sábado da série “Patrões Fora”, da SIC, mereceu críticas de vários espectadores pela história associada à personagem de Luana Piovani. O caso já é notícia no Brasil.

14 Jan 2021 | 20:22
-A +A

O último episódio de “Patrões Fora”, emitido no passado sábado à noite pela SIC, foi fortemente criticado pelos espectadores. Em causa está a participação de Luana Piovani, que interpretou o papel de Juraci, uma brasileira que enganava, ao mesmo tempo, dois homens casados para lhes roubar dinheiro.

Na história, Juraci era amante não só do marido de Benvinda, a personagem de Noémia Costa, como também de Norberto, a personagem de Carlos Areia, que é casado com Palmira (Maria João Abreu). A brasileira acaba por ser descoberta e é neste momento que as personagens de Noémia Costa e Maria João Abreu a ‘atacam’. “Badalhoca”, “piriguete” e “piranha” são algumas das palavras proferidas.

Contudo, e ao contrário do que tem acontecido até então, esta história de comédia não agradou a muitos espectadores. Nas redes sociais, são vários aqueles que acusam o programa de reforçar a xenofobia contra brasileiros.

“Um episódio totalmente desnecessário. Estava a assistir e senti-me muito desconfortável”, “Como admiradora da SIC, fico imensamente perplexa com a discriminação, neste caso com as brasileiras” são dois dos comentários deixados na Internet.

“Assim nascem os discursos de ódio, o preconceito, a ideia estereotipada e estigmatizada das mulheres brasileiras”, “Estamos em 2021 e ainda vemos xenofobia e personagens estereotipados desta maneira. É um absurdo!” e “A ver a caixa de comentários da publicação sobre o episódio, fica difícil encontrar algum comentário que não tenha críticas” são reações de outros internautas.

Mas as críticas não ficaram por aqui. Também Luana Piovani recebeu algumas palavras negativas. “Admira-me a Luana Piovani aceitar esse papel. Deve estar com falta de dinheiro ou quer segurar uma vaga na SIC”.

 

Episódio da série “Patrões Fora” chega ao Brasil pelos piores motivos

Este episódio tem estado em grande destaque e até já chegou à imprensa brasileira. “Luana Piovani participa em programa que mostra brasileiras como destruidoras de casamentos” e “Programa português com Luana Piovani é acusado de reforçar xenofobia contra brasileiros” são alguns exemplos.

 

Texto: Márcia Alves; Fotos: D.R.

PUB