Acabou! SIC Notícias põe ponto final nos programas sobre FC Porto, Benfica e Sporting

O «ambiente de toxicidade que se foi criando à volta» dos programas com comentadores que defendem o FC Porto, o Benfica e o Sporting levou a SIC Notícias a terminar com Play Off e O Dia Seguinte.

27 Jul 2020 | 14:50
-A +A

Deliberação surpreendente na SIC. A Direção de Informação da estação de Paço de Arcos, liderada por Ricardo Costa, anunciou esta segunda-feira, em comunicado, que «decidiu descontinuar os programas de desporto que assentam em comentadores que representam clubes, vulgarmente conhecidos como ‘os três grandes’»: FC Porto, Benfica e Sporting.

«Assim, dois programas importantes da grelha da SIC Notícias – Play Off e O Dia Seguinte – não regressarão à grelha na próxima época da I Liga», informa o canal. Em declarações à agência Lusa, Ricardo Costa esclarece que o ponto final nestes programas, o primeiro estreado em 2013 e o segundo em 2014, é dado «na próxima semana».

Na base da decisão, acrescenta o responsável, está o «ambiente de toxicidade que se foi criando à volta deste tipo de programas e para o qual contribui muito os próprios clubes e as suas máquinas de comunicação». «A pandemia podia ter ajudado a que os agentes do futebol percebessem bem a situação em que o futebol, como toda a sociedade se encontra, mas infelizmente não foi isso que aconteceu. Ou seja, o regresso do futebol voltou ainda pior do que estava antes em termos de guerra entre os clubes», considera.

 

«Acompanhamento do futebol será feita noutros moldes»

 

No comunicado em que anuncia esta medida inédita, «a SIC agradece o empenho e o profissionalismo dos comentadores destes dois programas, mas entende que o clima existente entre os três principais clubes portugueses – nomeadamente o estilo comunicacional alimentado nas suas esferas e inalterado pela pandemia – prejudica progressivamente este modelo de debate».

«A nossa cobertura e acompanhamento do futebol será feita noutros moldes», anuncia o canal, enquanto Ricardo Costa fala num «modelo diferente à segunda-feira e outro ao domingo» que ainda está a ser planeado. «A SIC Notícias tem a noção da importância do Play Off e de O Dia Seguinte, bem como dos seus comentadores, na consolidação dos resultados ao longo de quase vinte anos, mas entende a Direção de Informação que este é o momento certo para renovar a grelha do canal», remata a SIC.

 

VEJA TAMBÉM:
Do Brasil para Portugal! Paulo Rocha é a «contratação surpresa» da SIC

 

Texto: Dúlio Silva; Fotografias: reprodução SIC

PUB
Top