Festa do Avante!: SIC reproduz capa falsa do jornal The New York Times e pede desculpa

O Jornal da Noite mostrou uma falsa primeira página do The New York Times para noticiar as críticas de Rui Rio à realização da Festa do Avante!. Quinze minutos depois, veio o pedido de desculpas.

02 Set 2020 | 10:30
-A +A

A realização da Festa do Avante! em plena pandemia da COVID-19 continua a merecer troca de argumentos entre as mais diversas forças políticas. Nesta terça-feira, a fim de apresentar as mais recentes críticas do presidente do PSD, Rui Rio, ao evento organizado pelo PCP, a jornalista Clara de Sousa deu a cara por um erro que está a merecer várias críticas nas redes sociais.

Eram 20h24 quando a pivô do Jornal da Noite, da SIC, fazia referência a uma falsa capa do jornal The New York Times. «Rui Rio não tem dúvidas de que a realização da Festa do Avante! está a dar uma imagem negativa de Portugal no estrangeiro. Citando uma notícia – esta [aponta para a imagem] – publicada esta terça-feira pelo The New York Times, o presidente do PSD considera que está em causa a confiança externa na forma como o País está a combater a pandemia», informou.

A primeira página da publicação norte-americana seria do passado 31 de agosto e nela podia ler-se: «Portugal vai ter uma festa de suicídio coletivo chamada Avante! com 33.000 visitantes. 4/5/6 setembro.» A montagem começou a circular nas redes sociais e, curiosamente, foi até desmentida pelo site Polígrafo, jornal de fact-checking que deu origem a um segmento com o mesmo nome naquele mesmo noticiário da SIC. Horas depois, a estação de Paço de Arcos caía na mentira.

As críticas não se fizeram esperar e, no Twitter, por exemplo, são muitos os que criticam o erro:

 

 

O Diretor-Geral de Informação do grupo Impresa, Ricardo Costa, respondeu a algumas destas mensagens, reproduzindo em todas elas a mesma ideia: «Foi um erro numa imagem escolhida para um vídeo wall que não estava refletido na peça nem no pivô. Foi feito um pedido de desculpas no ar (15 minutos depois no mesmo jornal) ao PCP, à organização da Festa do Avante e aos espectadores.»

 

 

E foi, de facto, o que aconteceu. Às 20h40, Clara de Sousa interrompia o alinhamento do noticiário da SIC para reconhecer o erro. «Antes de avançarmos no resto da atualidade, justifica-se, desde já, uma correção neste Jornal da Noite. Mostrámos há pouco uma imagem da primeira página do The New York Times para lançar uma reportagem da Festa do Avante!. Ora, sucede que essa primeira página é uma montagem, adulterada e falsa, que circula nas redes sociais. Pelo lapso, pedimos naturalmente desculpa aos nossos espectadores, ao Partido Comunista e à organização da Festa do Avante», disse a jornalista.

O PCP já reagiu ao caso. «O anti-comunismo da SIC tem destas coisas», começou por escrever, no Twitter, o partido liderado por Jerónimo de Sousa«A utilização de uma capa do The New York Times falsa no seu principal noticiário para sustentar o ataque à Festa do Avante! mostra a falta de credibilidade e de rigor de quem usa assim esta estação de televisão.O reconhecimento do ‘erro’, 15 minutos depois, não apaga até onde pode ser levada a cegueira e a ânsia de difamar o PCP e a Festa do Avante!», acusou.

 

 

Texto: Dúlio Silva; Fotografias: reprodução SIC e redes sociais

PUB
Top