Site da Eurovisão ATACADO! Piratas apelam ao boicote!

A 4 dias do arranque dos ensaios para a Eurovisão 2019, a tensão aumenta e intensificam-se os apelos ao boicote desta edição do certame, que se realiza em Telavive, Israel.

30 Abr 2019 | 17:49
-A +A

O ESCxtra, site de fãs da Eurovisão, foi alvo de um ataque informático. A plataforma online esteve  ‘ocupada’ por um grupo de ativistas que apela ao boicote à 64ª edição do Festival Eurovisão da Canção.

Veja a imagem na galeria

 

O ataque informático foi levado a cabo pelo BDS (Boicote, Desinvestimento e Sanções), «movimento pró-Palestina de liberdade e igualdade», pode ler-se no site ESCxtra, agora hackeado. «BDS defende o príncipio simples de que os palestinianos têm os mesmos direitos do resto da Humanidade».

O BDS é apenas um dos muitos movimentos que, desde que Israel venceu a Eurovisão 2018, realizada em Lisboa, têm feito vários apelos para que os 40 países participantes boicotem este festival. Em causa estão os direitos das populações dos territórios anexados pelo estado de Israel e o não reconhecimento da Palestina enquanto estado independente.

Conan Osíris, que vai representar Portugal em Israel, também já recebeu um apelo de boicote ao certame, feito por Roger Waters, da mítica banda Pink Floyd. O intérprete de Telemóveis não se manifestou publicamente sobre o tema.

Os ensaios da 64ª edição do Festival Eurovisão da Canção arrancam em Telavive este domingo, 4 de maio. A primeira semifinal, na qual Portugal participa, acontece a 14 de maio. A grande final está agendada para 18 de maio.

Veja mais:
Os 41 participantes na Eurovisão 2019
A dias de partir para Israel, Conan caminha sobre as águas

 

 

Texto: Raquel Costa | Fotos: Arquivo Impala e redes sociais

PUB
Top