“Só quem sente, sente”: Gilmário Vemba garante que é alvo de preconceito por ser angolano

Gilmário Vemba fez revelações fortes onde falou sobre o preconceito que sente na pele por ser angolano: “Já me aconteceu ser seguido numa loja.”

19 Nov 2022 | 9:00
-A +A

Acarinhado pelos portugueses, Gilmário Vemba, um dos rostos do ‘Taskmaster’, da RTP1, admite que nem tudo são rosas e confessa que sente que é alvo de preconceitos.

“Claro, mas há preconceitos que todos nós temos, mas como estamos aqui… só olhamos para os daqui. Há coisas estruturais, que já não deviam acontecer”, admitiu durante uma entrevista à ‘TV Guia’, confirmando que já sentiu na pele a situação. “Já me aconteceu ser seguido numa loja. Estou deste lado e sinto esse peso. Já me aconteceu entrar em sítios e não me sentir ainda pertencente. Existe hoje uma coisa muito subtil, que só quem sente, sente. Às vezes é difícil de explicar: parece uma conspiração. Não te proibiram, não te disseram ‘não vás!’, mas…”, contou.

À publicação, o humorista angolano, que tem também um programa nas manhãs da Rádio Comercial, confessa que reflete sobre as questões de preconceito e que sente que a sua voz tem cada vez mais peso e impacto.

“Chego a Portugal e sou basicamente apanhado na curva com estes problemas. Nos anos que trabalho aqui, começaram-me a chegar mais denúncias. Os pretos que vivem cá começaram a sentir que tinham em mim uma voz, uma plataforma para serem escutados”, concluiu.

 

Miro, irmão de Gilmário também faz sucesso

Não é só Gilmário a fazer sucesso entre os portugueses. Miro Vemba, irmão do humorista, é um dos concorrentes do “Big Brother”, TVI, e tem dado que falar.

Nos últimos dias viu-se envolvido numa polémica depois dos fãs do programa terem especulado sobre a possibilidade dos concorrentes terem acesso a um telemóvel com internet.

Depois de uma festa, já no quarto, Miro Vemba e Mafalda Diamond começaram a mexer no telemóvel e o comediante atirou: “Tens de ir ao Google.. sem Miro.. põe aí o teu nome”. Logo a seguir, também questionou: “Como gastou o dinheiro todo?”.

Veja mais aqui.

 

Texto: Vânia Nunes; Fotos: Redes Sociais

 

PUB