Sofia Escobar e o filho, Gabriel, de seis anos, estão há quase um mês longe de uma parte do seu coração. O ator espanhol Gonzalo Ramos permaneceu em Madrid e a pandemia provocada pelo novo coronavírus impediu a família de voltar a juntar-se.
A cantora e atriz explica à TV 7 Dias como se mitigam as saudades e a distância e também como vai celebrar a Páscoa que, este ano, será passada de forma diferente.
A propósito do dueto com o seu marido, que publicou hoje no Instagram, gostava de saber se esta é uma das formas que têm usado para mitigar a distância.
Temos encontrado várias formas de mitigar a distância, de nos mantermos activos e criativos e também de contribuir para ajudar todos os que estão fechados em casa.
Mais do que nunca a arte, entretenimento e cultura tem um papel vital na vida de todos nós e sinto-me muito grata por fazer parte desse mundo e poder contribuir para uma quarentena mais agradável! Foi nesse contexto que decidi abrir o meu canal de YouTube e ir partilhando algumas das minhas musicas preferidas.
Quais são as perguntas que o seu filho lhe tem colocado sobre o momento que estamos a viver e de que forma o tenta apaziguar para que este tempo passe de forma o mais tranquila possível?
É complicado explicarmos tudo isto às crianças. Para ele foi difícil entender porque é que não havia escola, porque é que não podíamos estar com os amigos e o porquê de estarmos fechados em casa. Mas confesso que ele se tem portado como um herói. Explicamos que, para vencermos este vírus, teríamos que seguir estas regras durante algum tempo e ele não só entendeu mas também se adaptou rapidamente a uma nova realidade. As crianças também tem que ser louvadas no meio de tudo isto, são uns verdadeiros campeões nesta luta.
Tanto a Sofia como o seu marido são artistas. O que vos preocupa mais nas consequências que a pandemia terá na vossa área?
De facto tanto eu como o meu marido somos profissionais numa área que é caracterizada por não haver qualquer garantia de trabalho. Eu sendo cantora/atriz e o Gonzalo sendo ator, temos consciência que qualquer doença, acidente, ou imprevisto pode implicar imediatamente no cancelamento de uma performance e na correspondente remuneração.
Ao contrário de alguns países, como é o caso da França, Suiça e Alemanha, a nossa profissão em Portugal não tem qualquer protecção social assegurada pelo Estado, acontecendo o mesmo com todas as equipas técnicas freelance que nos ajudam a brilhar.
No presente contexto tive muitos concertos adiados e estou confiante que possamos a curto prazo concretizá-los, da mesma forma que aconteceu o mesmo em Espanha com o meu marido. De qualquer forma será inevitável adiar alguns projectos pessoais, pois nos próximos meses muitos espectáculos dificilmente irão acontecer. Mas estamos muito optimistas que este momento será passageiro e que a sociedade irá, logo que possível e com as devidas cautelas, retomar a sua vida normal.
Logo que assim aconteça, também nós artistas e agentes culturais poderemos desempenhar o papel que considero insubstituível na construção de sociedades coesas e duradouras que devem ser apoiadas em instituições sociais eficazes que possibilitem que os indivíduos ajam coletivamente, reforçando a confiança e a solidariedade entre todos os cidadãos.
Esta vai ser uma Páscoa diferente, vivida longe das famílias. Não sei se é uma data importante para si mas, se sim, de que forma vai celebrar?
É uma data que geralmente é passada em família e pessoalmente eu adoro a Páscoa. Tínhamos planos de juntar a família em Lisboa antes do Got Talent, fazer uma caça aos ovos com o Gabriel e depois eles iriam assistir à gala.
Infelizmente os nossos planos são impossíveis de realizar neste momento mas vamos fazer um encontro por vídeo chamada com caça aos ovos incluída! E com a promessa que quando isto acabar vamos celebrar outra vez a Páscoa todos juntos seja lá em que data for!
Texto: Raquel Costa | Fotos: redes sociais e Arquivo Impala
Veja mais:
Separados pela pandemia, Sofia Escobar e marido fazem dueto de ir às lágrimas!
A incrível história de Sofia Escobar: casou-se grávida de 4 meses de um fã!
ATENÇÃO!
Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.
Eis os passos a seguir:
- aceda a www.lojadasrevistas.pt
- escolha a sua revista
- clique em COMPRAR
- clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
- introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
- Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.